Variedades

Aeroflot registra raça própria Shalaika de cães farejadores

A Aeroflot registrou sua raça própria Shalaika de cães farejadores junto à Federação Cinológica Russa. A apresentação oficial dos cães aconteceu no Terminal B do Aeroporto Internacional de Sheremetyevo e contou com a presença do criador dos cães Shalaika, Klim Sulimov, e de membros da comunidade de cinologia.

Os cães foram apresentados pelo vice-diretor de segurança de aviação da Aeroflot, Azat Zaripov, e o vice-CEO de segurança de Sheremetyevo, Akexander Shalov, que falou sobre como a companhia aérea e o aeroporto usa cães para garantir a segurança tanto em terra quanto a bordo da aeronave.

O Shalaika é um cão híbrido russo tipo chacal que se origina de um cruzamento inicial de raças de dois pastores finlandeses da Lapônia e dois chacais dourados turcomanos. A raça foi desenvolvida para a segurança da Aeroflot por Klim Sulimov, um renomado biólogo russo, e desde 2001 os Shalaikas têm apoiado o serviço canino da companhia aérea como cães farejadores. Até o momento, a Aeroflot possui cerca de 50 cães.

Com base no sucesso de seu serviço canino, a Aeroflot introduziu um monitoramento olfativo – um sistema de hardware e software que incluiu um mecanismo especial para cães a fim de ajudar a identificar a natureza de substâncias que eles detectam e transmitir informações ao computador de um operador.

O serviço canino da Aeroflot é constantemente premiado. Em dezembro de 2018, a companhia aérea se tornou a primeira companhia de transporte a vencer a categoria de biotecnologia e engenharia genética durante o Innovation Time Awards por seu premiado projeto internacional “Aeroflot Sulimov Dogs”. O projeto de Facebook “Sulimov Dogs” da companhia aérea ganhou os prêmios para viagem e turismo, relações com mídia digital e envolvimento comunitário durante o IPRA Golden World Awards. Em 2019, a Aeroflot apresentará os Shalaikas e o sistema de monitoramento olfativo na mostra canina internacional Eurasia de 2019.

Botão Voltar ao topo