Saúde

Cuidados com a saúde durante as férias de verão

As férias de verão prometem dias de descanso com muito sol e calor, mas prevenir problemas de saúde comuns na época garante a diversão sem interrupções. A Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade orienta sobre como prevenir essas situações com medidas simples a serem adotadas por pessoas de todas as idades. “Mesmo sendo problemas comuns, a euforia de se estar de férias pode causar esquecimento de alguns cuidados básicos, não só em crianças, mas em adultos também. Como o Brasil tem altas temperaturas em todas as regiões, manter a saúde em dia evita mal-estar e também idas desnecessárias a unidades básicas de saúde e hospitais”, explica Denize Ornelas, médica de família e comunidade e diretora da SBMFC. Confira dicas para curtir suas férias sem imprevistos:

1. Cuidado com a exposição solar. Desde bebês, crianças, adultos e idosos devem tomar cuidado com o sol. Em algumas cidades, a temperatura pode atingir mais de 40º C e com isso, não basta apenas utilizar protetor solar. Chapéu e roupas de manga comprida de tecidos leves ajudam a proteger as áreas mais expostas do corpo. O filtro solar deve ser reaplicado a cada duas horas ou em situações de suor excessivo. Ao sair da água também precisa ser reaplicado, mesmo que o fabricante indique que o produto seja resistente à água. Não esqueça de aplicá-lo em partes sempre esquecidas como orelhas, pés, mãos e tornozelos.  Após a exposição ao sol, use hidratantes para recuperar a pele e prepará-la para o dia seguinte. A dica vale para todas as situações, seja praia, cidade ou campo.

As queimaduras solares podem provocar graves lesões na pele, em diferentes graus. Caso alguma parte do corpo sofra queimaduras leves, deixe a área livre e hidratada com produtos específicos.

2. Não esqueça do repelente. Além da coceira que picadas de mosquitos e pernilongos provocam, o repelente pode auxiliar na prevenção de doenças transmitidas pelos insetos como dengue, zika, chikungunya e febre amarela. Algumas medidas como aplicar o repelente após o filtro solar ser absorvido pela pele, lavar as mãos após a aplicação e não dormir com o produto por ter substâncias tóxicas, devem ser tomadas. Idosos podem utilizá-lo e bebês acima de seis meses. Mulheres grávidas também podem fazer uso.

3. Hidrate-se. Observar a quantidade de água individualmente ingerida, principalmente por crianças e idosos, vale ouro no verão. Manter garrafas separadas individualmente estimula o consumo. O suor excessivo devido ao calor exige uma sobrecarga ao organismo que, para não desidratar, precisa ter um “combustível” para se manter ativo. Além da água, água de coco e sucos de frutas naturais não adoçados e de baixa caloria, como maracujá ou abacaxi são boa pedida. Para os adultos que consomem bebidas alcoólicas, o cuidado é redobrado. Reveze um copo de bebida alcoólica com dois de água, além de evitar a desidratação, ajuda a manter a ressaca longe.

4. Mantenha o ambiente fresco e arejado. Mesmo em dias quentes, a circulação de ar precisa ser feita. Manter janelas abertas e o uso de toalhas molhadas ou bacias com água pode auxiliar a manter um ambiente agradável e fresco, melhorando a sensação de bem-estar.

5. Evite alimentos que fiquem fora de refrigeração por períodos longos ou que não sejam preparados na hora.  Intoxicação alimentar e férias não combinam. Ao manipular lanches para praia, picnics ou piscinas, escolha ingredientes frescos. Maioneses, molhos e temperos que demandam refrigeração devem ser evitados. Os alimentos oferecidos, mesmo frutas, devem ser conservados fora do sol e preferencialmente serem refrigerados até o consumo em caixas de isopor e outros tipos de armazenamento. “Com essas dicas, é possível fazer ter dias agradáveis e divertidos. Caso viaje, não esqueça de checar se há surtos de doenças locais. Algumas vacinas, como a febre amarela, precisam ser tomadas dias antes da viagem para ter o efeito esperado. O ideal é redobrar a atenção durante o verão e  aproveitar o descanso com muita diversão”, conclui Denize.

Botão Voltar ao topo