Porto AlegreRio Grande do SulSaúde

Santa Casa comemora objetivos alcançados em 2018

Da aquisição inédita de um hospital fora do quarteirão no centro de Porto Alegre até o lançamento de um programa de inovação em saúde, instituição liderou ações empreendedoras em diferentes aspectos no ano que se encerra.

A Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, no ano em que completou 215 anos de fundação, se manteve ativa na viabilização de novos projetos e na concretização de iniciativas inéditas, visando a sua sustentabilidade, modernização, inovação e crescimento. Com mais de seis milhões de procedimentos em saúde por ano, sendo mais de 60% deste volume direcionado a usuários do Sistema Único de Saúde – conforme a legislação da filantropia – manteve-se fiel a sua missão de origem, que é proporcionar ações de saúde a pessoas de todas as classes sociais. Sendo este, um dos desafios diários da Santa Casa, que precisa contar com recursos advindos do fruto do atendimento de pacientes de convênios e particulares e de atividades acessórias, para cobrir o déficit que os atendimentos ao SUS geram a cada ano. Somente no ano passado, esta conta ficou em R$ 145 milhões e, neste ano, já são mais de R$ 155 milhões de déficit. Apesar das dificuldades, a instituição irá cobrir este prejuízo através do fruto do seu próprio trabalho.

Principais conquistas do ano

Sustentabilidade: alternativas para o desenvolvimento econômico
Uma das estratégias para minimizar o déficit que os atendimentos para pacientes usuários do SUS geram à instituição, a Santa Casa inaugurou importantes serviços neste ano. O Multicentros, localizado em um ambiente diferenciado de 590m², proporciona aos pacientes mais facilidade de acesso ao local direto do estacionamento, agendamento de consultas e procedimentos no local – além de central de autorizações própria -, possibilitando a realização de procedimentos ambulatoriais no mesmo dia da consulta. Ele é integrado por Centro de Odontologia – Cirurgia e Reabilitação Bucomaxilofacial, Centro de Medicina Cérvico Facial, Centro de Nódulos da Tireoide e Centro de Infusão.

Ainda neste sentido, a ocorrência cardiológica mais frequente na população – a arritmia – passou a contar com um centro pioneiro no país, internacional e exclusivo para o seu tratamento na Santa Casa. Localizado no Hospital São Francisco, o Centro Internacional de Arritmias – Instituto J. Brugada, dispõe de todos os tipos de diagnósticos, gerenciamento e tratamento de arritmias. A atuação internacional se dá devido ao contrato assinado com Josep Brugada, cardiologista espanhol que descobriu e dá nome à Síndrome de Brugada – uma arritmia hereditária que tem prevalência em homens jovens e pode causar morte súbita –, e que coloca o Instituto Brugada como parceiro no desenvolvimento das atividades médicas do Hospital São Francisco. Brugada passou a integrar o corpo clínico da instituição, e a cada três meses realiza procedimentos em pacientes da Santa Casa. A criação do espaço proporcionou, em menos de dois meses, aumento de 170% dos procedimentos de tratamento de arritmias do hospital.

Crescimento: ampliação da assistência
Com o objetivo de ampliar a sua assistência para a população da Região Metropolitana de Porto Alegre, a Santa Casa incorporou, em agosto, o Hospital Dom João Becker, de Gravataí. A unidade passou a integrar o patrimônio do complexo hospitalar, atendendo tanto usuários do SUS como de convênios e particulares. Com isso, a instituição amplia a assistência da região, com uma melhor estruturação nas áreas de especialidades médicas a serem disponibilizadas, além da perspectiva de desenvolvimento de ampliação da assistência a convênios e particulares. Sendo esta, uma forma de assegurar a adequação do custeio da organização, conjugando os valores hoje disponibilizados pelos municípios ao SUS a necessária complementariedade que as instituições fazem tendo em vista o déficit com o Sistema.

Centro de Inovação Santa Casa | UFCSPA. – Foto: Rogério Brandão

Inovação: novas soluções na área da saúde
Mantendo sua tradição de pioneirismo e prezando por manter um ambiente que favoreça a inovação, a Santa Casa passou a contar com o Centro de Inovação. O espaço, com mais de 500 m², é uma iniciativa em conjunto com a UFCSPA e pretende ser um local para geração de ideias e soluções na área da saúde. O espaço foi pensado para servir de referência física ao ecossistema de inovação em saúde do Rio Grande do Sul, bem como um portal de acesso ao quarteirão da saúde e todos os seus recursos para aqueles que querem inovar em saúde em colaboração com Santa Casa e UFCSPA. Além de abrigar startups, conta com Salas de Reunião; Espaço Maker, equipado com impressoras 3D e outros recursos para prototipagem, área de coworking com 70 estações de trabalho e um lounge. A criação do centro traz agilidade para a resolução dos desafios da área da saúde e é um ambiente de relacionamento e troca entre a instituição, empreendedores e meio acadêmico.

Será no Centro de Inovação que se dará a mais recente iniciativa do complexo hospitalar: o lançamento de um programa de inovação, em uma parceria inédita com a techtools ventures, que irá acelerar mais de 100 startups nos próximos três anos. Com o objetivo de ser referência em soluções para a saúde pública e privada, o Programa de Inovação será estruturado em três níveis e tem como objetivo reduzir o impacto causado pelos atendimentos ao SUS na Santa Casa de Porto Alegre, gerando mais capacidade de investimento pela instituição. A inovação se dará por áreas de expertise da saúde e também no viés de transformação digital, incluindo tecnologia e pessoas.

Modernização: nova estrutura à disposição de todos
Em outubro, ocorreu a inauguração das modernizações e ampliações do Bloco cirúrgico, UTI e Unidade de Internação do Hospital São José, unidade especializada em neurologia e neurocirurgia da Santa Casa. Graças ao grupo Voluntárias pela Vida, que organizou uma série de ações beneficentes que viabilizaram a arrecadação de recursos para a execução da obra, haverá uma ampliação de 50% da área física do bloco cirúrgico e ampliação de 22% da capacidade cirúrgica da unidade hospitalar. Com essa mudança, haverá redução do tempo de espera por uma cirurgia neurológica, que deverá passará de três a quatro meses para aproximadamente duas semanas. Esta entrega proporciona maior segurança no processo assistencial, além de oferecer espaços mais acolhedores e adequados para os pacientes da instituição. Toda a infraestrutura estará à disposição de pacientes usuários do SUS, convênios e particulares.

A Santa Casa
A Santa Casa é um dos mais modernos complexos hospitalares do país, sendo referência brasileira pela qualidade e segurança de sua Medicina, pelo humanismo de sua assistência, pela excelência de seus profissionais e pela modernidade de seus processos e equipamentos. É integrada por nove hospitais: Hospital Santa Clara (geral de adultos e materno-infantil), Hospital São Francisco (cardiologia), Hospital São José (neurologia e neurocirurgia), Hospital da Criança Santo Antônio (pediatria), Pavilhão Pereira Filho (pneumologia), Hospital Santa Rita (oncologia), Hospital Dom Vicente Scherer (transplantes) – localizados no quarteirão do Centro Histórico de Porto Alegre -, Hospital Dom João Becker – em Gravataí, incorporado à Santa Casa em agosto deste ano – e Hospital de Santo Antônio da Patrulha, sob gestão da Santa Casa desde 2017.

Botão Voltar ao topo