EducaçãoPorto Alegre

Curso gratuito para cantores líricos e pianistas tem inscrições abertas até 5 de julho

Ópera Estúdio terá aulas entre setembro e dezembro de 2024 na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco

O Ópera Estúdio 2024 está com inscrições abertas até o dia 5 de julho após processo de seleção ter sido interrompido devido às enchentes de maio. O Curso de Formação Interdisciplinar para Cantores Líricos e Pianistas Correpetidores oferece 16 vagas totalmente gratuitas para alunos de canto e de piano, além de 5 vagas para suplentes. Artistas líricos residentes em todo o Brasil, com mais de 18 anos, podem se candidatar por meio do site ospa.rs.gov.br/opera-estudio, preenchendo ficha de inscrição e anexando currículo, carta de intenção e gravação das obras solicitadas no edital do curso. Os candidatos selecionados nesta primeira etapa serão convidados a realizar audições presenciais em 3 de agosto. A lista final de alunos será divulgada até 10 de agosto.

Publicidade

O período letivo do curso permanece o mesmo, com aulas entre setembro e dezembro de 2024. As disciplinas serão ministradas na Casa da OSPA e no Complexo Theatro São Pedro e Multipalco.

Ópera Estúdio

Criado em 2022 com o objetivo de fomentar a arte da ópera no Rio Grande do Sul, o Ópera Estúdio oferece formação gratuita para cantores líricos e pianistas correpetidores. Neste ano, a terceira edição do projeto é realizada pela Secretaria de Estado da Cultura (Sedac-RS), por meio da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA), e conta com a parceria cultural da Companhia de Ópera do Rio Grande do Sul (CORS) e da Fundação Theatro São Pedro (FTSP).

Publicidade

Uma vez aprovados, os candidatos terão aulas regulares, workshops e masterclasses sobre canto, repertório, expressão corporal e cênica, entre outros tópicos. Ao mesmo tempo, vão compartilhar o aprendizado em três apresentações abertas ao público: o recital “A Voz em Conjunto”, o espetáculo cênico “Puccini e a Essência Lírica” e a montagem completa da ópera “Gianni Schicchi”, do compositor italiano Giacomo Puccini.

A coordenação-geral do Ópera Estúdio 2024 é do diretor artístico da OSPA, Evandro Matté. Além de professores, Flávio Leite e Eiko Senda são os diretores pedagógicos do projeto.

Botão Voltar ao topo