A COUROMODA, feira de calçados e artigos de couro mais importante da América Latina, realiza sua 46ª edição entre os dias 14 e 17 de janeiro de 2019, no Expo Center Norte, em São Paulo, e abre oficialmente o calendário de vendas e eventos brasileiros voltados ao setor. Nos quatro dias em que acontece, reúne os mais importantes players do mercado calçadista nacional para apresentar aos compradores de todo o Brasil e de outros 50 países tendências e novidades que serão vistas nas vitrines.
Ao longo do evento e nos meses seguintes, a feira gera negócios que correspondem a 35% do movimento anual do setor. Em 2018, foram 30.000 visitas profissionais e estima-se um crescimento de 5% para 2019, incluindo compradores da Bolívia, Equador, Argentina, Paraguai, Peru, EUA e Chile, que, no local, poderão conferir mais de 2.000 coleções dos segmentos feminino, masculino, infantil, bolsas e acessórios, com apostas e lançamentos das marcas que, hoje, representam cerca de 90% da produção brasileira de calçados e acessórios.
Integrada 100% à COUROMODA acontece também a 9° edição da São Paulo Prêt-à-Porter- Feira Internacional de Negócios para Indústria de Moda, Confecções e Acessórios. Juntas, as duas feiras oferecem aos lojistas a oportunidade de conferir as tendências da temporada em toda cadeia fornecedora do varejo, ampliando as possibilidades de um resultado 360º ao visitante profissional.
Ponto importante da programação é o Fórum Couromoda e São Paulo Prêt-à-Porter, com destaque para a pesquisa do Perfil do Varejo Brasileiro de Calçados, que este ano acontece no domingo (13/01), um dia antes do início oficial do evento, e os Seminários, realizados durante os três primeiros dias do evento. Juntos, reforçam o compromisso de levar aos profissionais destes setores, conteúdo atualizado e de qualidade, escolhido e pensado para ajudar na gestão de negócios.
2019
O cenário para 2019 é otimista, visto que o Índice de Confiança do Empresário Industrial, por exemplo, é o maior dois últimos oito anos, atingindo 63,2 pontos em novembro; o PIB, no último trimestre, cresceu 1,7% no comparativo com o mesmo período do ano passado e o Índice de Atividade Econômica (Intenção de Consumo das Famílias), realizada pela Confederação Nacional do Comércio, indica que os brasileiros estão mais dispostos a comprar, um aumento de 9,2% em novembro, em relação a novembro de 2017. Dentro deste quadro, a expectativa é de retomada da economia e aumento dos negócios gerados durante a feira.