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O que é whey protein? Saiba quem pode tomar

Muitas dúvidas surgem quando o assunto é whey protein. Quem pode tomar? Como inserir na dieta diária? É um produto apenas para quem pratica esportes? Para esclarecer essas dúvidas, a nutricionista consultora da Sanavita, Karla Maciel, explica sobre o suplemento em cada fase da vida.

– Adolescentes

Os suplementos proteicos são indicados para adolescentes em fases de restrição calórica, como adolescentes praticantes de esportes que necessitam de redução ponderal e/ou manutenção de peso, principalmente para potencializar o desempenho esportivo, como ginástica olímpica, balé, etc.

– Adultos

O consumo de whey protein é indicado especialmente para adultos praticantes de exercícios físicos regulares ou atletas. Contudo, pessoas que não são adeptas à prática de exercícios podem consumir o suplemento proteico como parte da recomendação diária de proteínas e não como aporte extra, como no caso de atletas.

Em refeições rápidas durante o dia ou no café da manhã, a utilização de suplemento de proteína pode ser bem estabelecida como substituto de outras fontes proteicas, fornecendo até mais benefícios, como boa digestibilidade, aporte concentrado de aminoácidos essenciais e alta qualidade nutritiva. Além disso, estudos demonstram outros efeitos do uso de whey protein no metabolismo corporal, além do desenvolvimento muscular. Alguns mostram que o seu alto teor de aminoácidos de cadeia ramificada – BCAA afeta processos de regulação energética, auxiliando na redução e manutenção da gordura corporal, efeito positivos para o emagrecimento. No sistema imunológico esta proteína também é importante, tendo em vista que contribui com o aumento da produção da glutationa (GSH) – o principal antioxidante do organismo que protege as células dos danos provocados pelo excesso de radicais livres. As proteínas, ainda, são capazes de modular a liberação de hormônios relacionados à saciedade e ao apetite.

– Idosos

A suplementação com whey protein tem sido evidenciada pela literatura como eficiente para minimizar os efeitos da sarcopenia em idosos. Os idosos apresentam uma resistência ao estímulo de síntese proteica. Intervenções para o tratamento da sarcopenia incluem uma boa nutrição através da alimentação e complementação, capazes de conferir impacto positivo sobre o anabolismo proteico.

Um estudo (2017) avaliou a eficácia da suplementação de whey protein, duas vezes ao dia com objetivo de aumentar a força e a massa magra independente ou em combinação com o exercício em homens idosos saudáveis, durante 20 semanas. Os autores observaram que o consumo duas vezes ao dia de proteína do soro do leite pode potencializar o aumento da força muscular e a massa magra em idosos.

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