BrasilNegóciosRS

Fenac consolida-se como fomentador de negócios em diferentes segmentos

Centro de eventos mostra sua força atuando em novos mercados em 2018

Este foi um ano de novos desafios para a Fenac, que promoveu novas feiras profissionais em segmentos inéditos para o centro de eventos e negócios, abrangendo mercados em expansão no país. Em 2018, mais de 400 mil pessoas circularam pelos pavilhões do centro, que também buscou consolidar as feiras já promovidas, além de movimentar os pavilhões com eventos terceirizados, totalizando ao longo do ano mais de 50 eventos. Com essa estratégia, a Fenac atingiu a meta estabelecida para 2018, que era atuar em novos mercados e dobrar o número de eventos próprios. “Dessa forma, a Fenac consolida-se como um espaço que fomenta negócios e oferece soluções para diferentes segmentos, sendo um ponto de conexão e networking entre empresas e o mercado, com expertise na promoção de eventos de diversos setores”, destacou o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung.

Um dos diferenciais da Fenac em 2018 foi o trabalho de gestão compartilhada. “Realizamos durante todo o ano um trabalho de empoderamento gerencial para que a gestão fosse equilibrada, inclusive criando comissões em que cada gerente coordena uma equipe para pensar e realizar os eventos da Fenac”, ressaltou Jung. “O intenso trabalho das gerências em busca da otimização de custos começou em 2017 e amadureceu em 2018, trazendo resultados financeiros positivos, que serão apresentados futuramente no balanço geral da Fenac”, comemorou o diretor-presidente do centro. Além disso, a empresa trabalhou em processos internos de padronização e participou de eventos estratégicos visando fortalecer relacionamentos e parcerias para proporcionar crescimento e sustentação dos negócios.

Novas feiras com foco no incentivo ao conhecimento

As duas novas feiras profissionais promovidas pela Fenac em 2018 buscaram fomentar a economia local em diferentes segmentos através da regionalização de feiras. Além disso, elas já inauguram com o viés de valorização do conteúdo, um dos focos da Fenac neste ano, que ofereceu palestras e workshops relevantes em todas as feiras profissionais promovidas. “Em 2018, consolidamos a visão de que todos os eventos profissionais devem ter conteúdo não apenas de informação, mas também de transformação. Por isso, promovemos palestras e workshops com temas relevantes e profissionais renomados, a fim de contribuir para a melhoria dos negócios, tanto dos visitantes quanto expositores”, destacou Jung.

Entre os novos eventos, a Sulserve – Feira de Padaria, Gastronomia e Hotelaria ocorreu em maio e apresentou novidades de mais de 70 marcas dos segmentos, além de uma intensa programação de conteúdo profissional. Enquanto o Fórum Sulserve apresentou cases de sucesso com nomes de relevância da região, as Arenas do Conhecimento trouxeram temas profissionais do segmento em formato de palestras e workshops gratuitos. Já a Reparasul – Feira de Autopeças e Reparação Automotivaocorreu em setembro e apresentou novidades e soluções do segmento automotivo de mais de 200 marcas. A feira contou com três espaços de incentivo ao conhecimento profissional, a Arena do Conhecimento Reparasul; o Espaço SINDIREPA-RS/SENAI; e a Unidade Móvel do SENAI de Mecânica Automotiva, que ofereceram mais de 60 palestras gratuitas sobre temas relevantes do setor.

Outros eventos promovidos

Atendendo à busca do centro de eventos e negócios por momentos agregadores de conhecimento, a 42ª edição da Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), a maior feira do setor da América Latina, lançou grande novidade para o público: o Fórum Fimec. O evento inédito ofereceu informação e conhecimento global para transformação do setor coureiro-calçadista, com palestrantes nacionais e internacionais, como: Alexandre Herchcovitch, consagrado estilista; John Wilson, da New Balance (EUA); e Julio Martini, da Camuto Group, entre outros. Devido ao sucesso, o Fórum Fimec já está confirmado para a edição de 2019 da feira e contará com nomes como: Thomas Michaelis (Alemanha) da Covestro; Rob Bruce (EUA), com experiência em Design em marcas como Apple, Nike, Google, Coca-Cola; Sergio Guimarães (EUA), que já atuou para marcas como 9West, Disney e Nike; e Cláudia Narciso, Consultora de Moda e Estratégia da Arezzo&Co (Brasil).

A quarta edição da Sul Beleza – Feira Profissional de Beleza, Cabelos, Estética e Bem-estar, evento promovido pela Fenac em parceria com o Sinca/RS (Sindicato dos Salões de Barbeiros, Cabeleireiros, Institutos de Beleza e Similares no RS), aconteceu em novembro e também contou com uma novidade: o Integra – Congresso Master de Estética Integrada. Neste ambiente foram abordados temas de relevância da estética corporal, facial e capilar do mercado atual, conduzidos por profissionais de relevância nacional. “Nos dois últimos anos, a Sul Beleza cresceu mais de 150% em termos de espaço comercializado e marcas participantes. Esse dado mostra a consolidação de uma feira que atende um segmento em constante expansão no país”, explicou Jung.

O ano ainda foi marcado pelas tradicionais duas edições da Feira da Loucura por Sapatos, uma em abril e a outra em outubro, que atraíram quase 200 mil pessoas em busca de grandes ofertas de calçados, roupas, bolsas e acessórios. Em paralelo às duas edições, o Festival de Cervejas Artesanais reuniu os apaixonados pela bebida e mais de 80 rótulos de cerveja, opções gastronômicas e atrações musicais ao vivo durante o happy hour. Já em julho ocorreu a segunda edição do Fenac Festival Beer & Food, uma opção de entretenimento durante o inverno gaúcho, que reuniu 25 cervejarias artesanais e food trucks ao som de bandas como Acústicos e Valvulados em um ambiente diferenciado e aconchegante.

Eventos sediados pela Fenac

O centro ainda recebeu eventos terceirizados de diferentes segmentos, como: a Mostratec, evento promovido pela Fundação Liberato que expôs cerca de 640 projetos de alunos do Brasil e diversos países do mundo; a Feipet, com exposição de produtos voltados para o setor pet; a Expoclassic, com exposição de diversas marcas e modelos de carros antigos; a FuscaShow, que reuniu exemplares do automóvel e apaixonados pela história do modelo; e o Salão do Imóvel, com as principais construtoras, incorporadoras e imobiliárias ofertaram seus imóveis. Além disso, em 2018 a Fenac proporcionou novamente o uso da sua área externa para realização de eventos terceirizados, gerando uma nova experiência à comunidade. Isso foi possível através de eventos como o PicNic da Rádio União, que reuniu famílias e amigos para um momento de descontração junto aos jardins da Fenac e a Expo Motor Home, que também ocupou a área verde do centro de eventos, apresentando novidades para os apaixonados por esse universo e promovendo um acampamento para os visitantes.

CALENDÁRIO DE EVENTOS DA FENAC PARA 2019

  • 26 a 28 Fevereiro – 43ª FIMEC – Feira Profissional do Setor Coureiro-calçadista
  • 04 a 14 Abril – Feira da Loucura por Sapatos – A maior promoção de calçados do Brasil com o 10º Festival de Cervejas Artesanais
  • 21 a 23 Maio – SULSERVE – Feira Profissional do Setor de Padaria, Gastronomia e Hotelaria (2ª edição)
  • 06 e 07 Julho – FENAC FESTIVAL BEER & FOOD com shows, cerveja artesanal e gastronomia
  • 17 a 20 Julho – REPARASUL – Feira Profissional do Setor de Autopeças e Reparação Automotiva (2ª edição)
  • 03 a 13 Outubro – Feira da Loucura por Sapatos – A maior promoção de calçados do Brasil com o 11º Festival de Cervejas Artesanais
  • 09 a 11 Novembro – SUL BELEZA – Feira Profissional do Setor de Beleza, Cabelos, Estética e Bem-Estar (5ª edição)

Sobre a Fenac: Localizada de forma estratégica, proporcionando um ambiente ideal para eventos e feiras de todos os portes, a Fenac fica na região metropolitana de Porto Alegre, às margens da BR-116, 35km do Aeroporto Internacional Salgado Filho, menos de duas horas/voo de centros importantes como São Paulo e Buenos Aires, e 38 minutos de trem do Aeroporto Internacional Salgado Filho. São 36.399 m² de área construída, mais de 30.000 m² de área de exposição totalmente climatizados, com estacionamento para mais de 2 mil carros, a Fenac ainda é o único centro de eventos da América do Sul que possui uma estações de metrô e rodoviária junto aos pavilhões

Artigos relacionados

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios