Saúde

Dicas para evitar lesões no carnaval

O esforço é grande, como o de um atleta diante de seu esporte. No entanto, não há “pré-temporada” para a folia, e o corpo, que sofre grande exigência física durante o carnaval, é pego de surpresa. Anda, pula, corre, dança, canta… A prática repetitiva de movimentos exige um mínimo de flexibilidade, muita resistência e força. A maioria dos foliões não pratica durante o ano os movimentos que o carnaval impõe e se tornam fortes candidatos a lesões de várias naturezas diante da sobrecarga física.

É sabido que as “lesões do carnaval” são resultado do estímulo excessivo. Os danos tendem a ocorrer no pé, tornozelo, parte inferior da perna, lombar e quadril principalmente. A área pé/tornozelo/perna são vulneráveis à uma ampla gama de lesões, entre elas tendinosas, entorses, estiramentos e fraturas de stress. Estas lesões aparecem com maior frequência em foliões despreparados fisicamente, por isso é extremamente importante enfatizar o que podem fazer para prevenir queixas futuras.

Qualquer lesão que seja acompanhada por hemorragia, dor intensa, perda de sensibilidade ou aumento da fraqueza deve ser observada por um médico. Outras dores, oriundas de esforço repetitivo ou lesões leves, podem ser tratadas com repouso, analgésicos e anti-inflamatórios simples. Inchaço e dor também podem ser tratados com gelo, cremes e pomadas tópicas analgésicas.

Em primeiro lugar a diversão tem que ser leve e prazerosa. Stress e tensão não combinam com o folião. Vida e corpo saudáveis ajudam na prevenção. Seguem algumas dicas importantes para evitar lesões: Use roupas e sapatos apropriados (de preferência, tênis com amortecimento); Beba grande quantidade de líquidos (água, de preferência); Resista à tentação de dançar com dor; Preste muita atenção se for pular em ruas e terrenos desnivelados; Seja consciente dos limites do seu corpo e não o sobrecarregue; e  Faça aquecimento e alongamento antes de começar a festa!

Os pais desempenham um papel importante com relação às crianças. Protetor solar e/ou chapéu são importantes, pois o calor nessa época do ano é forte e o risco de insolação é alto. Os pais devem estar cientes de hidratar e levar alimentos leves para evitar alterações nutricionais. Evite fantasiar seus filhos com roupas pesadas e desconfortáveis.

O profissional médico desempenha um papel significativo não só no tratamento e reabilitação das lesões, mas também na prevenção. Fisioterapeutas, treinadores e outros profissionais de saúde podem ajudar, e muito, no preparo pré-carnaval. Aproveite a folia e divirta-se!

Ana Paula Simões é Professora Instrutora da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e Mestre em Medicina, Ortopedia e Traumatologia e Especialista em Medicina e Cirurgia do Pé e Tornozelo na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. É Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia; da Associação Brasileira de Medicina e Cirurgia do Tornozelo e Pé, da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte; e da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte.

Botão Voltar ao topo