Três fábricas da General Motors no Brasil receberam Certificação Ouro do Wildlife Habitat Council (WHC), graças ao comprometimento com a conservação da biodiversidade e a sustentabilidade das atividades praticadas. O WHC é uma ONG internacional que atua no engajamento e conscientização de empresas em relação à conservação do meio ambiente e da biodiversidade, propondo projetos anuais para as organizações que pretendem tirar a certificação.
As plantas de São Caetano do Sul, Joinville e Gravataí receberam a certificação ouro – o nível mais alto conferido pelo WHC – após o cumprimento dos desafios propostos em 2018. Estas conquistas estão alinhadas com o Compromisso das Metas de Sustentabilidade para 2020, definidas pela montadora, e que devem ser adotadas globalmente por todas as plantas.
O projeto de destaque da fábrica de São Caetano do Sul foi o Hotel de Insetos, apelidado de Insetolândia. Desenvolvido com a meta de abrigar e preservar insetos polinizadores, importantes agentes do equilíbrio do ecossistema, o “hotel” foi desenvolvido sobre a lateral de um automóvel Chevrolet Montana. Esta ação foi considerada a melhor do mundo em três categorias: Melhor Hotel de Insetos Geral, Melhor Hotel de Insetos Extragrande e Melhor Uso de Materiais Recicláveis na categoria Extragrande.
Em 2018, a GM Gravataí (RS) foi a primeira fábrica no Brasil a receber a certificação Ouro, com projetos de educação ambiental e aumento de fauna e flora. No total, a planta conta com 50 hectares de área de conservação ambiental, onde a vegetação nativa e os açudes originais foram mantidos; as 300 figueiras presentes na área onde fica a fábrica foram transplantadas para outra região do mesmo terreno, garantindo a presença da vegetação original. Um levantamento realizado pela Fundação Zoobotânica do Rio Grande do Sul identificou 245 espécies de vegetais e 130 espécies de animais no local.
Já a unidade de Joinville apostou em um programa de conscientização ambiental, para alunos do ensino fundamental e para a comunidade, por meio de palestras e ações culturais. O programa foi responsável pela revitalização de uma praça de comunidade carente, com terraplanagem, plantio de arbustos, grama e mudas e inserção de bancos. Também foram feitas ações de engajamento como teatro de conscientização ambiental, oficina de brinquedos recicláveis e gincana de incentivo a melhorias ambientais e atividades sustentáveis.
Sustentabilidade: uma missão global da GM
Em 2017, a CEO global da General Motors, Mary Barra, anunciou a principal diretriz para a companhia, denominadaZero Zero Zero, cujo objetivo é trabalhar em prol de um sistema de mobilidade com zero emissão, zero acidente e zero congestionamento. Ou seja, um futuro mais sustentável, que conta, inclusive, com uma frota de carros elétricos e autônomos. Além dos esforços do time de engenharia, a organização definiu nove metas de sustentabilidade para suas plantas em todo o mundo, que são:
- Reduzir o consumo de energia em 20%;
- Aumentar o uso de energia renovável;
- Reduzir a emissão de carbono;
- Reduzir o consumo de água;
- Reduzir a geração de resíduos;
- Certificar 150 plantas como Zero Aterro;
- Reduzir emissão de VOC;
- Certificar todas as plantas no WHC;
- Realizar anualmente atividades ambientais de engajamento com a população.
Os projetos reconhecidos pela WHC estão alinhados com a visão de futuro da GM e fazem parte de uma movimentação global da marca na direção da sustentabilidade. A empresa possui metas globais de redução de consumo de água e energia, investimentos em veículos 100% elétricos e projetos de educação e conscientização na área de preservação como parte deste ideal.