CASANEWS

Sergio J Matos apresenta novidades durante a Abimad

Durante a 27ª edição da Abimad, que acontece de 5 a 8 de fevereiro, na São Paulo Expo, o designer Sergio J Matos, além de apresentar sua já consagrada linha de produtos, lança a Poltrona Carapuça, que mergulha na cultura nordestina, permeando a identidade que traduz força, resistência e vigor.

O designer conta, através de suas criações, histórias, lendas e experiências vividas durante suas aventuras no norte e nordeste do país. “O design traça destinos e mapeia meus passos. Me desloco, descubro lugares e pessoas que formatam novos horizontes dentro do meu processo criativo”, diz Sergio. Seus produtos são um emaranhado de tradições, ancestralidade, realidades, personagens, tons de pele, ritos e sotaques, transformados em mobiliário e objetos.

Um dos fenômenos mais controversos da história do nosso país, o cangaço, é feito de heróis populares e muita resistência. Com estrutura em inox, revestida de corda náutica, a inspiração da Carapuça vem justamente do chapéu característico dos cangaceiros, que eram cuidadosamente elaborados e que passou a ser o símbolo maior destes homens, que usavam roupas coloridas e trabalhadas com esmero, com o objetivo maior de lhes proporcionar uma voz singular, um rosto e uma personalidade. No chapéu, composto por aba dobradas, eram utilizados símbolos “mágicos”, que cumpriam não só uma função estética, mas também evocavam proteção e poder.

Botão Voltar ao topo