Saúde

Alívio da TPM através da alimentação

Há mulheres que têm a sorte de passar incólume pela variação de humor que antecede a chegada da menstruação, mas para a grande maioria, esse período é tenso, irritadiço, depressivo e repleto de sintomas físicos desconfortáveis.

A Tensão Pré-Menstrual (TPM) afeta cerca de 80% das brasileiras e conta com 150 sintomas conhecidos, que podem surgir até 15 dias antes da menstruação e cessam completamente com ela. “A TPM ocorre porque a produção da serotonina, substância que regula o humor, varia ao longo do ciclo menstrual”, conta a ginecologista e obstetra Dra Ana Carolina Lúcio Pereira, de São José dos Campos-SP.

A médica fala que a queda da serotonina é a responsável por sintomas como irritabilidade e depressão. Já a redução no estrogênio, que ocorre antes da menstruação, causa vasodilatação e dor de cabeça. Por outro lado, após o período fértil, há o aumento da progesterona, que favorece a retenção de líquidos, o inchaço e as dores. “Somando à hereditariedade, à sensibilidade individual e à deficiência de vitamina B6, temos um quadro de TPM acentuado”, conta.

A boa notícia é que esses incômodos podem ser tratados de forma bem simples: com alterações no cardápio. “Os alimentos são grandes aliados no tratamento dos sintomas e na prevenção da TPM”, diz Dra Ana Carolina, que dá algumas dicas para reduzir o incômodo do período pré-menstrual:

  • Evitar os carboidratos simples, que são associados às mudanças de humor, inchaço e fadiga. “Os grãos integrais, além de terem mais fibra e ajudarem na saciedade, ainda são ricos em vitamina B6, que auxilia na síntese da serotonina e na redução da depressão e da irritabilidade”, ensina a médica.
  • Fibras, como aveia, cereais integrais e leguminosas ajudam a regular o intestino, diminuindo a prisão de ventre e o edema de abdômen.
  • Banana, nozes e castanhas são ricos em triptofano, que ajuda na produção de serotonina.
  • Alimentos que melhoram a diurese, como melão, melancia, morango, aipo, chuchu, alface, pepino e chás sem cafeína (hortelã, erva doce, camomila etc.) ajudam a combater o inchaço.
  • Reduzir o consumo de alimentos ricos em cafeína, como café, chá preto, chocolate e refrigerantes, diminuem a irritabilidade, a dor de cabeça e a dificuldade para dormir.
  • Alimentos ricos em ômegas 3 e 6, como salmão, atum, azeite extravirgem e linhaça, ajudam a reduzir a inflamação e as dores.

“A vontade de comer alimentos mais açucarados se dá por causa da queda da serotonina. Os doces não são proibidos, mas devem ser consumidos com moderação porque podem engordar e até mesmo atrapalhar a saúde. A chave é a moderação”, orienta a especialista.

Botão Voltar ao topo