Moda & Beleza

Atenção especial aos cabelos cacheados na praia

Seja em uma viagem rápida de final de semana ou férias, é comum aproveitar o calor para se refrescar no mar. Além do filtro solar, para evitar problemas futuros com a pele, devido à exposição do sol, é preciso redobrar os cuidados com os cabelos, principalmente os cacheados e crespos.

Segundo o hairstylist Bruno Oliver, à frente do Oliver Salon, o cabelo cacheado e crespo tende a ser mais seco devido à sua curvatura em espiral, ou seja, quanto mais fechado esse cacho for, mais difícil será de a oleosidade natural chegar até as pontas. “É muito importante ter cuidados com o cabelo cacheado em uma rotina específica contra o ressecamento. Ajuda a manter o brilho, a hidratação dos fios e a definição dos cachos”, explica.

Com a ida à praia, os cuidados devem ser redobrados para evitar que os fios fiquem danificados. Isso precisa ser levado em conta antes, durante e depois da exposição ao sol e à água do mar. “Uma boa dica é começar a tratar os fios antes das férias com um bom cronograma capilar que inclua um tratamento à base de queratina, que é ideal para blindar o cabelo, selar os fios e reconstruir a fibra capilar. O procedimento garante cabelos mais saudáveis e recuperados das agressões climáticas e térmicas”, orienta Bruno. “Procurar um bom profissional que possa acompanhar a cliente ensinando a tomar todos os cuidados e utilizar produtos certos é essencial. A utilização em excesso e aplicar de forma errada podem prejudicar muito os fios também”, esclarece Oliver. Por isso, o especialista listou o que fazer antes, durante e depois, além de dicas de produtos indispensáveis para os fios cacheados e crespos:

O que fazer antes:

Antes de entrar na água, a dica é utilizar um finalizador ou leave-in que seja suave com proteção contra os raios UV para proteger o cabelo da água salgada. Utilizar chapéu também ajuda a proteger os fios contra o calor e à exposição ao sol no couro cabeludo.

O que fazer durante:

Toda vez que sair do mar é importante lavar o cabelo com água doce ou mineral, assim elimina-se o excesso de resíduos dos fios, e evita que fiquem quebradiços e frágeis. Em seguida, o ideal é passar um creme para pentear ou leave-in com filtro UV para manter a proteção e finalizar com óleo, pois o produto vai “encapar os fios”, deixando-os ainda mais protegidos.

O que fazer depois:

Quando voltar para casa ou hotel, é essencial lavar bem os cabelos com shampoo anti resíduo, aplicando apenas no couro cabeludo, tirando todas as impurezas que podem enfraquecer e ressecá-los. É interessante utilizar máscara de hidratação combinada com óleos para potencializar ainda mais o tratamento pós-praia. Deixar o cabelo secar naturalmente, evitando colocar os fios em contato com ferramentas térmicas é fundamental.

Produtos essenciais na bolsa de praia:

  • Leave-in com proteção contra raios UV (antes e depois de ir para praia e piscina)
  • Shampoo anti resíduo
  • Máscara de hidratação
  • Óleo reparador de pontas
  • Protetor térmico (caso utilize o difusor)
  • Água termal