EsportesSanta Catarina

Banana Bowl, torneio internacional de tênis infanto-juvenil, acontece em Santa Catarina

A 49ª edição do evento será de 7 a 16 de fevereiro, na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC). Mais de 190 atletas, de 35 países, participarão

O Sul de Santa Catarina recebe, pelo terceiro ano consecutivo, um dos mais importantes eventos de tênis infanto-juvenil do globo. A 49ª edição do Banana Bowl categoria 18 anos acontecerá de 7 a 16 de fevereiro na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma (SC). O evento reunirá mais de 190 atletas de todo o mundo e vale pontuação para o ranking mundial da International Tennis Federation (ITF). A organização é da Federação Catarinense de Tênis (FCT), juntamente com a Confederação Brasileira de Tênis (CBT).

São quase cinco décadas de Banana Bowl, conforme o presidente da FCT, Alexandre Farias. “Estamos com uma grande expectativa para esse evento, não só em número de público, como também na qualidade dos jogos”, diz. Com entrada gratuita, a previsão é que mais de mil espectadores prestigiem as finais do torneio. “Aos poucos estamos inserindo o tênis na cultura brasileira, que antigamente só tinha olhos para o futebol”, complementa. Além disso, segundo ele, devido ao sucesso do torneio, a FCT está tentando renová-lo por mais quatro anos, a partir de 2021, visto que em 2020 o evento também acontece em Santa Catarina.

Nas disputas, atletas de mais de 35 países participarão. Dia 7 iniciam as categorias do Pré-quali, dia 9 os competidores que disputarão o Qualifying e, a partir do dia 11 de fevereiro, a Chave Principal (18 anos masculino e feminino). Destaque para os brasileiros Natan Rodrigues, Matheus Pucinelli de Almeida e o catarinense Pedrinho Boscardin Dias.

Ao longo dos 48 anos do torneio, nomes como John McEnroe, Andy Roddick, Gustavo Kuerten, Ivan Lendl, Fernando Meligeni e Monica Puig estiveram presentes. Mais informações podem ser obtidas pela página da FCT.

Sobre a FCT
Responsável pela realização de eventos que disseminam informações sobre o esporte e incentivam a prática da modalidade no estado, a Federação Catarinense de Tênis (FCT) completa 65 anos em 2019. Só em 2018, foram realizados pela entidade 24 eventos em nove municípios catarinenses, além de apoio a outras dezenas de programações.

A FCT também atua socialmente através do programa Transformando pelo Tênis, que atende, de março a novembro, crianças de 9 a 12 anos. Elas recebem aulas de inglês, reforço escolar e de tênis de forma gratuita. Em 2018, a ação teve o patrocínio dos Correios.

Botão Voltar ao topo