Variedades

Saiba como não se afastar do mercado de trabalho mesmo estando desempregado

No último ano aumentou o número de brasileiros que finalizaram o ensino superior, entretanto, no mercado de trabalho, não estão conseguiram ocupar vagas que condizem com a área de formação. Segundo pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em 2018, 38% dos brasileiros que concluíram a faculdade estão nesta situação. Entre os jovens, o número é ainda maior, subiu seis pontos percentuais se comparado ao ano anterior, alcançando 44,2%. O relatório mostrou ainda que aqueles que conseguiram garantir posto de trabalho vinculados a graduação superior não estão sendo remunerados como esperavam. Os ganhos são 74% menores que o diploma permitiria.

O especialista em educação e tecnologia Marcio Dornellas, que tem mais de 20 anos de experiência na área de educação, levanta alguns pontos importantes e orienta os formados a não se afastarem da carreira que escolheram. “Hoje temos uma população com maior instrução. Isso não pode se perder. Ainda que o mercado não consiga gerar empregos para todos aqueles com nível superior, o ideal é que os brasileiros não deixem o currículo ‘esfriar'”, orienta. Entre o primeiro trimestre de 2012 e o terceiro trimestre deste ano, o número de trabalhadores com ensino superior completo avançou de 13,1 milhões para 19,4 milhões.

Ademais, o importante é não desistir da graduação. “O grupo de trabalhadores com maior escolaridade é o que apresenta a menor chance de perder seu emprego. Insista, e, ainda que não saia já empregado da faculdade, opte pela formação continuada”, destaca Dornellas. E este comportamento do mercado foi comprovado em números pelo Ipea, no segundo trimestre de 2017, apenas 1,9% dos ocupados com ensino superior foram dispensados, resultado este bem melhor que o apresentado pelo grupo dos trabalhadores com ensino médio incompleto, que teve 5,4% dos seus ocupados transitando para o desemprego. Para alcançar a desejada oportunidade no mercado de trabalho que seja na área de atuação pretendida, confira a seguir algumas dicas de Dornellas.

Formação continuada

Quando o diploma não é o suficiente para garantir um emprego, a formação continuada é a primeira opção. Pós graduação, MBA, Mestrado… Invista em uma especialização e procure aprimorar suas competências e habilidades.

Não se afaste do mercado

Procure manter seu currículo atualizado participando fisicamente de atividades extras e complementares, como cursos e palestras. Mantenha-se informado sobre congressos e convenções que contemplem a sua área de atuação e serão realizados em sua cidade ou em estados próximos ao seu;

Bom uso da tecnologia pode ser determinante

Com tantas plataformas de Ensino a Distância, também conhecido como EAD, não existem fronteiras para o conhecimento. Após a graduação, procure se matricular em pós graduações ou cursos online, webnários e outros recursos que podem dar um up no seu portfólio. Alguns cursos, a depender da área, podem ser feitos gratuitamente pela internet e você pode conseguir certificados até mesmo internacionais, sem sair de casa.

Acompanhe as novidades do seu segmento

Esteja sempre atento às atualizações do seu setor. É preciso que você esteja atento às demandas do mercado para seguir sua formação continuada na linha em que tiver maior oferta de oportunidades disponíveis.

Engaje-se

Se você está na faculdade, não meça esforços e participe de todas as atividades que puder. O período de absorção de conteúdo e aprendizado é este. Aproveite para cumprir estágios e conhecer as diferentes áreas oferecidas pelo seu curso. Caso tenha passado da graduação, a orientação de engajamento se aplica também as especializações. Participe o máximo que puder de palestras e eventos promovidos pela instituição.

Tenha uma rede de contatos

Não apenas pessoalmente, é importante para sua carreira profissional manter contato com alunos e professores. Faça contatos importantes e, vez ou outra, procure atualizá-los. Mostre-se disponível! Oportunidades de indicação podem surgir desta forma.

Botão Voltar ao topo