Tecendo Sonhos arrecada doações para oficinas têxteis de imigrantes

Ontem (28) foi o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, ocasião em que o programa Tecendo Sonhos, da Aliança Empreendedora, lança sua primeira campanha de doação via pessoa física. A meta é arrecadar R$ 30 mil até o final de maio, montante que será empregado na reforma de oficinas de costura de imigrantes latino-americanos, localizadas na cidade de São Paulo.

O Tecendo Sonhos capacita, de forma gratuita, imigrantes donos de oficina de costura. Desde 2014, atendeu mais de 260 oficinas de costura e beneficiou mais de mil pessoas, entre empresários e trabalhadores. O dinheiro arrecadado pela campanha será investido em melhorias para 20 oficinas ao longo de 2019, com a compra de equipamentos de segurança, ergonomia e reformas elétricas. Cada estabelecimento terá uma parte de seu aperfeiçoamento custeado pelo projeto, mas deve arcar com uma parcela – para que desenvolva autonomia.

Os favorecidos recebem formação profissional e aprendem a se regularizar como empreendedores, abrir CNPJ (Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica) e adequar seus espaços de trabalho às regras de segurança do trabalho – o que geralmente envolve reformas estruturais. Como resultado, toda a indústria têxtil dispõe de relações de trabalho dignas e saudáveis, jornadas de trabalho justas e remuneração adequada.

Pela primeira vez a doação pode ser realizada no site do programa e o valor da contribuição é escolhido pelo doador. Funciona de forma simples: basta escolher um cartão de crédito ou débito e inserir suas informações pessoais, que serão recolhidas de forma segura.

Conheça o Tecendo Sonhos

Desde 2014, o programa Tecendo Sonhos promove relações de trabalho dignas na cadeia têxtil da cidade de São Paulo e consumo consciente. Para isso, integra micro e pequenos empreendedores, organizações sociais, governo, pesquisadores e tecnologias. Segundo Cristina Filizzola, diretora do programa, estima-se que existem por volta de 10 mil oficinas irregulares envolvendo imigrantes em São Paulo.

“O Tecendo Sonhos trabalha em rede para gerar transformações reais nas relações de trabalho da cadeia têxtil. Melhora as condições de trabalho de imigrantes, e também das oficinas de costura apoiadas. Buscamos a maior segurança e saúde desses trabalhadores, já que há um alto risco de acidentes e doenças laborais nesses ambientes”, completa.

Em parceria com o Instituto Alinha, é feito um diagnóstico do empreendimento e traçado um plano de ações e melhorias. Os imigrantes que participam do processo passam a acessar um mercado regularizado, que paga um valor justo pelas peças produzidas. Há quatro anos, o Tecendo Sonhos tem o suporte da Aliança Empreendedora, organização social que apoia negócios inclusivos e projetos para microempreendedores de baixa renda, com o apoio do Instituto C&A. Para mais informações: https://aliancaempreendedora.org.br/tecendosonhos/

Sair da versão mobile