Variedades

Dicas para viajar pelo Brasil em um feriado prolongado

Passadas as férias de janeiro, é hora de dar uma espiada no calendário e planejar as viagens dos feriadões de 2019. Com menos dias de folga que o ano passado, o Brasil terá seis feriados prolongados, o que deixa a demanda ainda mais acirrada e torna o planejamento ainda mais decisivo para garantir preços que cabem no bolso do consumidor.

CARNAVAL – A festa das serpentinas será a responsável por “abrir alas” para as “esticadinhas” de folga no Brasil. Neste ano, o Carnaval cai em março, na terça-feira (5), mas, como de costume, a folia tem início no fim do expediente da sexta-feira (1º), encerrando apenas na quarta-feira de cinzas (6).

Neste período, as ruas dos principais destinos festivos da época, como Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (MG), São Paulo (SP) e Olinda e Recife (PE) viram um grande palco para apresentações de escolas de samba, trios elétricos e marchinhas de Carnaval. Os foliões também aproveitam a estadia nas cidades para conhecer os pontos turísticos que marcam a história e cultura desses grandes centros urbanos. A maior festa do país é celebrada, ainda, em diversos municípios brasileiros que se reinventam e criam programações especiais à espera dos foliões.

SEXTA-FEIRA SANTA – O próximo feriadão do calendário é a Sexta-feira Santa, que neste ano será celebrada em 19 de abril. A data amplia a folga do fim de semana e faz com que o turismo religioso seja fortalecido por meio de procissões e grandes apresentações teatrais a céu aberto. As Vias Sacras das cidades de Nova Jerusalém (PE), Carnaúba dos Dantas (RN), Aparecida (SP), Cidade do Goiás (GO), e as mineiras Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, Diamantina e Congonhas são referência e emocionam fiéis com celebrações de amor, fé e devoção.

DIA DO TRABALHO – Na sequência, o Dia Mundial do Trabalho é também o Dia do Trabalhador e chega para trazer um merecido descanso na rotina dos profissionais de todo o Brasil. Este ano, o dia 1º de maio será celebrado em uma quarta-feira, sendo tradicionalmente conhecido como um dia de lazer, cultura e entretenimento com programações especiais espalhadas por todo o país.

A época é boa, por exemplo, para relaxar em meio aos atrativos naturais do Brasil, considerado, pelo Fórum Econômico Mundial, o número um nesse quesito. O país possui mais de 70 parques nacionais e um deles pode estar bem perto do local de moradia do viajante, o que pode ser uma oportunidade para uma viagem rápida. Os Parques do Iguaçu (PR), dos Lençóis Maranhenses (MA) e da Chapada dos Veadeiros (GO), ricos em biodiversidade, registraram recorde de visitantes no ano passado porque além dos atrativos naturais, oferecem ampla estrutura turística no destino.

noturismo e turismo rural estão entre as principais atividades nas regiões das serras Gaúcha e Catarinense

CORPUS CHRISTI – Em junho, o feriadão de Corpus Christi vai cair na quinta-feira (20), época propícia para combinar as baixas temperaturas do inverno com o charme do sul. Quem vai à Urubici, na Serra Catarinense, ou a Nova Petrópolis, na Serra Gaúcha, aproveita o friozinho que já começou a chegar. Atividades de turismo rural estão em alta e incluem passeios que mesclam gastronomia local, enoturismo e turismo de experiência. Outra dica é conhecer Morretes (PR) e fazer um passeio de trem até Curitiba (PR).

Quem estiver ao Norte do Brasil pode investir em um feriado com os sabores e temperos diferenciados da região. Aproveitar o feriadão para comer iguarias feitas com peixes e frutas típicas de Manaus (AM), ou visitar Boa Vista (RR) – onde boa parte dos hábitos alimentares se assemelham ao do sertão nordestino, com paçoca, carne de sol e tapioca – é garantia de felicidade de quinta à domingo.

Ruas históricas de Ouro Preto (MG) se transformam em grande corredor da folia durante o Carnaval. Foto: Pedro Vilela/ MTur

PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA – O feriado é comemorado em 15 de novembro, que, este ano, cairá na sexta-feira. A data é oportuna para conhecer cidades que foram palco de episódios importantes da história do Brasil. Uma das dicas é visitar o Rio de Janeiro (RJ), local onde Marechal Deodoro da Fonseca destituiu o imperador e assumiu o poder no país, instituindo uma república presidencialista, celebrada anualmente pelos brasileiros em 15/11.

Brasília (DF), é outra cidade que, apesar de ser uma “jovem senhora” de 58 anos, foi construída por um “sonho” que deu origem à atual capital da República. A capital de todos os brasileiros foi fruto de um trabalho planejado e nasceu para ser sede administrativa do país. Hoje, seus monumentos são referência mundial de arquitetura criativa, além de manterem viva a história de quem construiu e viveu na cidade do progresso.

NATAL – O dia 25 de dezembro, típico feriado familiar, será numa quarta-feira e pode ser celebrado em diversos destinos que têm a “alma” e o espírito natalino. Gramado (RS), Campos do Jordão (SP) e Itatiaia (RJ) são cidades que carregam as tradições natalinas enraizadas na cultura da comunidade. É neste período que as ruas, casas e espaços públicos ganham o brilho que só a época de Natal cria.

Se o viajante quer sol e mar, a dica é viajar para as praias do Nordeste, que são atrativos perfeitos para um feriado em família e oferecem, além de beleza litorânea, festas, brincadeiras de verão e aquele delicioso petisco à beira-mar. Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Porto de Galinhas (PE) e João Pessoa (PB) são alguns destinos mais “queridinhos” dos brasileiros.

Botão Voltar ao topo