GeralRS

Fepam realizou fiscalização no Litoral Norte

A Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) fiscalizou municípios do Litoral Norte para verificar empreendimentos que realizam atividades de transporte de resíduos de limpa fossa. Na operação, realizada em conjunto com o Comando Ambiental da Brigada Militar durante a última semana, também foram vistoriados locais cujas atividades motivaram denúncias ambientais.

Os técnicos fiscalizaram as sedes de 11 empresas que prestam serviço de recolhimento e transporte de resíduo de esgotamento sanitário e banheiro químico, bem como dez veículos utilizados por elas para a atividade.

Na ação desenvolvida em Tramandaí, Xangri-lá, Capão da Canoa, Imbé, Arroio do Sal, Terra de Areia, Três Cachoeiras, Dom Pedro de Alcântara, Palmares do Sul, Cidreira, Balneário Pinhal e Maquiné, também foram realizadas fiscalizações volantes em que foram interceptados nove veículos que estavam fazendo o transporte de resíduos em vias públicas.

O chefe da Divisão de Fiscalização Ambiental, Juarez Löff, destacou que um empreendimento será autuado por operação de veículo de transporte de resíduos sem licenciamento ambiental e outro por transporte de resíduos sem portar Manifesto de Transporte de Resíduos, documento obrigatório para a movimentação de resíduos no estado. Os técnicos também conferiram a veracidade de 13 denúncias referentes às atividades de descarte de resíduos, manejo de dunas, loteamento, reciclagem de plásticos, posto de combustíveis, mineração, supressão de vegetação e irrigação.

A operação contou com a participação de nove analistas do Departamento de Fiscalização, da Divisão de Emergências Ambientais e do Balcão de Licenciamento Ambiental Unificado Sema/Fepam do Litoral Norte.

Artigos relacionados