Variedades

Dicas de livros sobre gestão escolar

Algo importante para se iniciar esse texto é o questionamento que devemos fazer a nós, educadores e gestores escolares, do tempo que dedicamos a leitura no nosso dia a dia. Queremos que nossos alunos(a) leiam mais e com isso se tornem cidadãos melhores. Indicamos diversos livros sobre os mais variados temas. Entretanto, é aquele velho ditado: faça o que eu digo e não o que eu faço. Muitos docentes acompanham de perto a evolução dos estudantes ao terminarem as obras indicadas por eles, mas não fazem o mesmo. O estudo continuado deve existir a princípio pelos professores e gestores das escolas para assim conseguirem ser exemplo aos demais, entre eles os alunos.

Logo, dedicar pelo menos uma hora por dia e\ou 30 minutos na rotina lendo obras que possam melhorar a sua qualidade de vida no ambiente educacional e assim impactar na transformação da aprendizagem fará com que a sua escola se desenvolva melhor. Tanto em termos pedagógicos, fazendo com que esses estudantes se tornem autores da própria aprendizagem e não apenas receptores de informações, quanto também em termos de lucratividade. Quando alunos se transformam em cidadãos melhores, se apropriam de conteúdo, e não apenas como agentes que memorizam assuntos, todos só tem a ganhar. A sociedade, a escola, e o lucro capital e intelectual dessa unidade. Para ajudar professores, gestores escolares e demais colaboradores, Leiza Oliveira, da Minds Idiomas, selecionou 5 livros para tornar a sua escola ainda melhor em 2019:

1.Aula Nota 10: 49 técnicas para ser um professor campeão de audiência (Doug Lemov)

Muitos livros trazem bastante teoria e pouca prática. Buscando desmistificar esse padrão, Lemov traz nessa obra 49 ações que você pode colocar na sala de aula.Com uma linguagem fácil e exemplos reais esse livro é atemporal e pode ser usado em todo o tipo de escola desde idiomas a letivas.

2.Diretor escolar: educador ou gerente? (Vitor Henrique Paro)

Um dos temas abordados por Paro nesse livro e de muita importância é a separação que existe entre os setores administrativo e pedagógico. Paro prova que ambos estão ligados e precisam um do outro para que a escola seja uma referência de ensino. Propõe diálogo entre essas duas áreas escolares. A obra é fruto de uma pesquisa empírica em uma escola pública municipal de São Paulo.

3. GTD – A arte de fazer acontecer (David Allen)

Trata-se de um método criado por David Allen para a vida. GTD é a sigla para Getting Things Done e incentiva a produtividade na nossa rotina por meio do esvaziamento da mente. Conseguindo dessa forma usar de criatividade até nas tarefas mais simples. A obra pode te ajudar a ter uma conduta de relacionamento melhor na escola e também nos seus relacionamentos interpessoais e tarefas fora do ambiente de trabalho.

4. O que revela o espaço escolar? (Comunidade educativa Cedac e Editora Moderna)

Dessa lista esse é um dos livros que mais gosto. Você sabia que o ambiente escolar interfere no processo de aprendizado? E pode também interferir na forma como os docentes e demais colaboradores se sentem na condução das suas atividades diárias? A obra trata desde como resolver conflitos difíceis nas escolas a entender o ambiente escolar que estamos inseridos.

5. A prática educativa – Como ensinar (Antoni Zabala)

Um dos temas abordados nessa obra é a gestão do tempo. Na era atual em que tudo parece para ontem e que estar online é sinônimo de estar antenado, a distribuição do tempo para os afazeres do dia a dia está sendo um problema cada vez mais notado por todos. Zabala reúne no livro dicas para melhorar a prática escolar, fazer a gestão do tempo com eficácia e a importância da relação entre professor e aluno.

 

Botão Voltar ao topo