O Instituto da Mama do RS (IMAMA) fará atividades em prol da saúde da mama neste sábado, na beira mar de Imbé, junto a Rádio da Praia. A ação conta com a parceria da Associação Beneficente Amigas da Mama do Litoral (Abami) e ocorrerá das 10h às 18h. “O Câncer de Mama não Tira Férias”.
O IMAMA – Instituto da Mama do Rio Grande do Sul é uma organização sem fins lucrativos, reconhecida, desde 2000, pelo Ministério da Justiça como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público. Foi fundado em 29 de julho de 1993 e, desde então, é presidido pela Dra. Maira Caleffi.
Nasceu de um grupo de mulheres, pacientes da mastologista Maira Caleffi, que, diagnosticadas, participavam de um grupo psicoterapêutico. Ali começou o interesse em comunicar à população gaúcha informações relevantes sobre a saúde da mama. Com o intuito de ajudar outras pessoas a não passarem pelas mesmas dificuldades que tiveram, essas mulheres criaram um grupo de voluntárias que, mais tarde, veio a tornar-se o IMAMA.
Neste sentido, o IMAMA busca a conscientização da sociedade gaúcha acerca da importância dos cuidados com a saúde da mama, enfatizando a necessidade da detecção precoce do câncer de mama para maiores chances de cura, além de qualidade e agilidade em todos os processos da rede de atenção à saúde da mama.
Para tanto, atua diretamente nos processos de educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama. Também atua como articulador de políticas públicas e é reconhecido por sua habilidade em promover uma mobilização social consciente e colaboradora.
Além disso, o IMAMA é pioneiro em diversos projetos. A FEMAMA – Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama é justamente um dos frutos deste pioneirismo. Criada a partir da ideia de levar esses projetos para outros estados, um dos objetivos do Projeto TTB (Te Toca Brasil), foi fundada em 22 de julho de 2006 em São Paulo e está sediada em Porto Alegre, com a presidência do IMAMA.
Ao longo de sua história, já alcançou muitas conquistas: a legitimação do Projeto de Lei 266/07 que autoriza a criação e instalação dos Comitês de Tolerância Zero para Mortalidade por Câncer de Mama nos municípios gaúchos e a cedência do terreno para a construção da Futura Sede Educativa do IMAMA são fortes exemplos disso. Nesta trajetória a instituição também adquiriu mais espaço. Além da Sede em Porto Alegre, o IMAMA possui uma Unidade Regional em Três de Maio.