Rio Grande do Sul

Indústria de autopeças em São Marcos é alvo de operação de combate à sonegação

A Receita Estadual deflagrou na manhã desta quinta-feira (7) nova operação para combater a sonegação de ICMS na Serra. Realizada no município de São Marcos, a ação teve como alvo uma indústria de autopeças.

Os indícios apontam para dissimulação societária, emprego de “laranjas” e subfaturamento, além da possível utilização de aplicativo de informática para fins de registrar o controle paralelo. O valor devido aos cofres públicos é estimado em R$ 5 milhões. Caso comprovados os indícios por meio da operação de busca e apreensão, todas as pessoas envolvidas no esquema (laranjas, real proprietário e demais empresários, tanto da indústria como do setor de informática) poderão ser consideradas solidárias nas infrações.

Segundo o delegado da Receita Estadual de Caxias do Sul, Magno Friedrich, a iniciativa vai ao encontro de uma série de operações realizadas desde 2017 no segmento de autopeças da região. “O objetivo é verificar as irregularidades e garantir equidade de tratamento a todas empresas do setor, combatendo a concorrência desleal”, afirmou. Participaram da operação 10 auditores fiscais e três técnicos tributários da Receita Estadual e um policial militar.

Botão Voltar ao topo