Antes do início do ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Novo Hamburgo, que acontece em 18 de fevereiro, os coordenadores do programa Movimentos e Vivências na Educação Integral (Move) participaram de seminário de formação. Durante uma semana, os cerca de 50 profissionais que atuam nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental (EMEFs) acompanharam palestras e atividades com temas como relações interpessoais, desenvolvimento humano, comunicação escolar e planejamento. “O trabalho desenvolvido pelo Move tem gerado um resultado significativo nas escolas e por isso que recebemos muitas avaliações positivas tanto das equipes diretivas quanto dos alunos e das famílias”, destacou a secretaria de Educação, Maristela Guasselli.
O seminário foi realizado na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) entre os dias 28 de janeiro e 1º de fevereiro.
MOVE
Criado em 2018 pela Prefeitura de Novo Hamburgo, por meio da Secretaria de Educação (SMED), o Move surgiu como alternativa ao Programa Mais Educação, promovido pelo governo federal mas que, após mudanças em seus critérios, deixou de ser ofertado a muitos municípios. Para garantir o atendimento no contraturno escolar para cerca de 4 mil alunos, o município investirá R$ 2 milhões no programa neste ano. Diariamente, os alunos participam de oficinas e Língua Portuguesa, Matemática, recreação, cultura, arte e esporte. As escolas têm autonomia para definir as atividades que são desenvolvidas com as crianças e jovens.