Saúde

Entenda o problema de rouquidão da apresentadora Xuxa

Foi noticiado na última semana que a apresentadora Xuxa novamente estaria com problema de rouquidão na voz causado por uma lesão laríngea que se chama nódulos vocais, popularmente conhecidos como calos. A alteração geralmente vem associada a uma fenda triangular médio posterior. Essa fenda impede o fechamento completo das pregas vocais, isso faz com que a voz fique soprosa (“com ar”) e a pessoa gaste mais ar para falar.

Os nódulos são lesões benignas que são absorvidos com terapia fonoaudiológico. Xuxa comentou que o problema surgiu por ela não ter feito aquecimento vocal antes da gravação do programa. Sem dúvida nenhuma, aquecer a voz é importante, mas geralmente essa não é a causa desse tipo de problema.

Os nódulos são causados na maioria dos casos por uma pessoa que fala sem saber “administrar bem o ar”, ou seja, fala “até o final do ar”, além disso também é comum ser característico desses quadros usar um volume de voz elevado sem saber apoiar a voz.

A Xuxa tem uma voz com uma frequência mais aguda, com intensidade reduzida e dificuldade de projeção, para apresentar um programa ela precisa de mais potência vocal e por isso muitas vezes ela deve fazer força e de alguma forma sobrecarregar sua laringe. Tenho certeza que uma terapia fonoaudiológica lhe trará muitos benefícios e além de imprimir uma rotina de aquecimento a ajudará a resolver esse problema de voz.

Profa. Dra. Marta Assumpção de Andrada e Silva é fonoaudióloga, Chefe de Departamento de Distúrbios da Comunicação Humana do Curso de Fonoaudiologia da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) e Coordenadora do Ambulatório de Artes Vocais da Santa Casa de São Paulo.

Botão Voltar ao topo