Saúde

Você já ouviu falar em gengivoplastia?

A gengivoplastia é um procedimento cirúrgico, também conhecido como plástica gengival. Algumas pessoas, mostram mais a gengiva ao sorrir do que os dentes, que são menores. Indicado para harmonizar o sorriso, este tratamento altera e melhora o tecido.

O processo é estético e visa melhorar a autoestima de quem pouco sorri com receio. No entanto, a cirurgia também é indicada em casos de doenças gengivais e periodontais que causam deformidades à gengiva, e também para raízes com muita sensibilidade.

A plástica gengival deve ser realizada por um cirurgião dentista ou um periodontista (especialista em gengiva). É um procedimento simples, podendo ser realizado com bisturi comum, elétrico ou a laser. Em primeiro lugar, o dentista realiza uma limpeza do local e, posteriormente, aplica a anestesia. O tecido retirado é milimetricamente calculado para tornar o sorriso mais simétrico e deixar a alteração discreta.

Existem algumas vantagens em realizar esse procedimento utilizando o laser. Entre elas, estão:

  • Livre de sangramento;
  • Controla a saliva e a contaminação do campo;
  • Ajuda na esterilização do tecido, o que resulta numa melhor cicatrização.

No pós-operatório, por sua vez, o indicado é consumir apenas alimentos pastosos e líquidos e repousar sem fazer esforços físicos, como correr ou pegar peso. Embora seja uma cirurgia simples, é importante lembrar que ainda assim é um procedimento, e o paciente deve respeitar as limitações que o profissional recomendar.

O tempo de recuperação varia entre uma semana e dez dias, ou mais (em raros casos), dependendo justamente se o paciente seguiu corretamente as instruções do seu dentista. De forma geral, a gengivoplastia costuma ser mais tranquila do que a extração de um dente, por exemplo.

Botão Voltar ao topo