Porto AlegreRio Grande do Sul

Fundação Iberê faz bate-papo sobre o carnaval de Porto Alegre neste sábado

Fundação Iberê recebe no próximo sábado16 de fevereiro, a historiadora Iris Germano e o ator Thiago Pirajira para o Bate-papo sobre as histórias de carnaval de Porto AlegreEles farão um passeio pelos blocos de carnaval que entraram para história até o movimento popular criado há pouco mais de dez anos que, hoje, ultrapassa 50 blocos de rua por toda a cidade. O evento ocorre às 16h, no Átrio da Fundação, com entrada franca.

No domingo, o Programa Educativo promove a Oficina de Confete e Serpentina. A partir desses dois elementos símbolos do carnaval e inspiradas em artistas como Vik Muniz, as crianças e suas famílias serão convidadas a criar, coletivamente, uma macro paisagem e, também, a retratar sua própria cena de carnaval. O bate-papo e a oficina fazem parte da programação da Fundação Iberê em fevereiro. Além do centro cultural, as atividades vão ocorrer no BarraShoppingSul. O encerramento será no dia 3 de março, das 17h às 20h, com o Bloquinho de Carnaval, no Barra. O evento gratuito terá a animação de um bloco de carnaval da cidade e de um oficineiro, que pintará os rostos das crianças para a grande festa.

Os convidados

Com especialização em História Social da Cidade e mestrado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Iris Germano pesquisa a identidade negra gaúcha por meio do carnaval. Thiago Pirajira é mestrando em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e integrante do Bloco da Laje e diretor artístico do Grupo Pretagô.

Serviço
16 de fevereiro | Sábado | 16h: Bate-papo sobre as histórias de carnaval de Porto Alegre

Local: Átrio da Fundação Iberê
Atividade: historiadora Iris Germano e o ator Thiago Pirajira contarão suas histórias, pesquisas e percursos no carnaval em Porto Alegre. A atividade tem classificação etária livre e serão oferecidas 100 vagas. 

17 de fevereiro | Domingo | 15h: Oficina de Confete e Serpentina
Local: Átrio da Fundação Iberê
Atividade: A partir dos elementos símbolos do carnaval, o confete e a serpentina, e inspiradas em artistas como Vik Muniz, as crianças e suas famílias serão convidadas a criar, coletivamente, uma macro paisagem e, também, a retratar sua própria cena de carnaval. 

Endereço: Fundação Iberê Camargo – Avenida Padre Cacique, 2000
Visitação: das 14h às 19h (último acesso às 18h45min).

Botão Voltar ao topo