Variedades

Dicas de limpeza no dia a dia da criançada

Os pequenos podem causar verdadeiros estragos que só serão solucionados com uma boa limpeza. Para conseguir manter os cômodos em ordem, o coordenador técnico da Maria Brasileira, João Pedro Lúcio, nos dá algumas dicas de limpeza:

Riscos na parede

Quando as crianças descobrem que uma superfície lisa, como a parede, pode fazer as vezes da folha de papel é preciso ligar o alerta. Basta um momento de desatenção dos pais para que uma parede, antes branquinha, ganhe novas tonalidades e desenhos indecifráveis. Quando isso acontece, a melhor atitude é não entrar em pânico e sair usando qualquer produto para limpar o estrago. “No desespero os pais acabam usando qualquer produto de limpeza, mas não são todos que conseguem remover o giz ou lápis de cor. Alguns produtos podem até manchar ou danificar a pintura. Na verdade, é possível salvar a parede com soluções bem simples”, explica.

Segundo o profissional, existem duas maneiras super fáceis de remover das paredes as intervenções artísticas dos pequenos: o uso de um secador de cabelo ou de bicarbornato de sódio. No caso do giz, como ele é composto basicamente por parafina e tonalizantes, uma simples fonte de calor derreterá a pintura. “Mantenha o secador na temperatura morna por alguns segundos em frente ao desenho. Quando notar que o giz está começando a amolecer, remova com um pano úmido”, conta o especialista. Já o bicarbonato é eficiente para lápis de cor . É preciso aplicar o composto em uma esponja úmida e esfregar levemente a área com movimentos circulares. “Com ambas as soluções é possível conquistar paredes novinhas em poucos minutos”, comemora.

Sujeira de comida

Fazer com que os filhos parem para comer no meio de tantas possíveis brincadeiras pode ser um desafio. Com isso, frutinhas, snacks e lanches rápidos são oferecidos em potinhos e em qualquer lugar da casa. Com isso, os vestígios de comida podem acabar espalhados pela casa. De acordo com João, quem acaba sofrendo mais com as migalhas de comida são os tapetes e carpetes. “A cada seis meses o material precisa ser submetido a uma limpeza mais pesada. Porém, pelo menos uma vez por semana, é necessário aspirar e aplicar soluções que removam quaisquer fontes de mofos e bactérias.”, afirma.

Por mais inofensivo que pareça deixar uma migalha de comida aqui, outra ali, quando não recolhidas dos tapetes, elas podem ser fontes para proliferação de mofos ou ainda atrair insetos. A consequência pode ser o surgimento de dores de barriga e infecções alimentares, especialmente se a criança as colocar restos de alimento na boca. Fazer uma manutenção é um processo rápido que garante a saúde da família. “Para não danificar os fios, ao invés de uma vassoura, o ideal é utilizar um aspirador de pó para remover as sujeiras mais superficiais. Depois disso, com uma escova macia, é preciso aplicar uma mistura de detergente e água em toda a superfície do tapete. Depois é só deixar secar no sol por alguns minutos.”, pontua o profissional.

Manchas no sofá

Se privar a criança de brincar fora da casa para que ela não se suje está fora de questão, é preciso ter sempre na lavanderia alguns produtos que tiram as manchas que os pequenos deixam pelo sofá e cadeiras da casa. “É possível utilizar a mesma solução indicada para os tapetes em estofados. Uma simples mistura de detergente e água pode livrar o sofá das marcas de mãos e pés sujos”.

Segundo João, o ideal é que essa limpeza rápida seja feita sempre que o sofá ficar sujo. “Adiar a limpeza pode fazer com que os resíduos penetrem mais fundo, criem manchas permanentes ou exijam uma limpeza profissional.” Já uma limpeza mais pesada, para tirar aquelas manchas mais difíceis, como marcas de pés sujos, o ideal é chamar uma empresa especializada ao menos uma vez por mês.

Massinha de modelar

Queridinha das crianças, a massinha de modelar pode ser encontrada grudada nos vãos do piso e por todos os cantos da casa em pedacinhos fragmentados. É preciso limpar a sujeira de imediato, pois uma massinha que fica muito tempo no piso acaba impregnando no local. “Por se tratar de um material adaptável às superfícies, a massinha gruda nos menores e mais inacessíveis espaços. Para solucionar essa questão, um pano com álcool fará com que o material amoleça e seja retirado com maior facilidade”, finaliza.

Botão Voltar ao topo