CASANEWSRio Grande do Sul

Dicas para a escolha correta das cores no projeto de decoração

A escolha da cor que integrará o ambiente é um desafio importante, pois será um dos principais elementos que tornarão o projeto personalizado, oferecendo a sensação e energia desejada. Pensando nisso, a Telhanorte, multiespecialista em construção e reforma, apresenta dicas para a identificação correta da cor que valorizará o espaço.

A localização, cenário e contexto do ambiente são aspectos que devem ser avaliados antes da escolha da tonalidade. “Um espaço de praia, por exemplo, sugiro a utilização de tons verde, azul e areia, que remetem à própria paisagem do litoral, promovendo a integração entre os elementos internos com os externos. É claro que existem tendências, que nos trazem inspirações. Porém, para quem tem a preocupação com o tempo passar e cair em desuso, ter inspiração do entorno, seja uma praia, um campo ou uma metrópole, com certeza criará um ambiente atemporal”, destaca Bruna Caldana, arquiteta e projetista da Telhanorte Conceito.

Mais do que a escolha da cor, saber equilibrá-las é um desafio ainda maior, que requer criatividade para transmitir a sensação desejada. “Para equilibrar as cores é preciso elencar tons neutros como o cinza, o off white e harmonizá-los com tons vibrantes, como o living coral, eleito pela Pantone como a cor do ano, por exemplo. As cores transmitem sensações quentes e frias. Pensar nisso ajuda no equilíbrio do ambiente. As tonalidades derivadas do laranja, por exemplo, “aquece”, confere aconchego e energia, e o cinza, por ser um tom frio, harmoniza o espaço”, complementa a especialista.

Outro ponto importante que deve ser analisado é em relação ao projeto de iluminação do ambiente. “É possível afirmar que as cores mudam de ‘comportamento’ de acordo com a iluminação. Trata-se do fato das lâmpadas brancas realçarem as tonalidades. A versão amarela, por sua vez, intensifica e aquece as cores, deixando-as mais vivas e com uma energia mais forte”, reforça Bruna.

Por fim, é indicado ainda se inspirar nas ferramentas que os lojistas e fabricantes oferecem no momento da escolha ou pesquisa pela cor ideal para o projeto. “Uma dica é consultar vários mostruários, pois as cores variam muito dependendo da marca da tinta e da iluminação onde será aplicada, como destacado anteriormente. Nas lojas de Home Center, há espaços dedicados somente à categoria de tintas, com possibilidades de testes de aplicação e variações de acordo com a iluminação. Estes testes são referenciais interessantes que podem auxiliar o consumidor na escolha”, finaliza a arquiteta.

Botão Voltar ao topo