Rio Grande do SulSanta Catarina

Alunos da UniAvan iniciam projeto de carro elétrico em Santa Catarina

Cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica desenvolverão unidade 100% elétrica para competição nacional

Os futuros engenheiros elétricos e mecânicos formados pelo Centro Universitário Avantis – UniAvan chegarão ao mercado com um grande diferencial no currículo: a experiência prática na construção de carros elétricos. Recentemente, a instituição adquiriu uma plataforma inovadora em parceria com a empresa Mobilis, que será utilizada por um grupo de acadêmicos da graduação de mecânica e de elétrica para projetar um veículo 100% elétrico a ser utilizado na Fórmula SAE do Brasil, a maior competição entre estudantes de engenharia e grande vitrine para futuros profissionais do ramo, com repercussão mundial.

Segundo o coordenador dos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, Dr. Julio Berndsen, a aquisição da plataforma Li é um grande diferencial dos cursos porque os estudantes podem colocar em prática as tecnologias estudadas na graduação, desde os primeiros períodos. “A equipe Avant E- Racing trabalha focada no carro para a competição, adquirindo uma experiência real em desenvolver sistemas mecânicos e elétricos na área automobilística”.

A intenção do grupo é participar das provas estáticas e dinâmicas da Fórmula SAE, que será realizada em novembro, em Piracicaba (SP). “O objetivo da SAE é gerar novas tecnologias automotivas por meio do evento. Além disso, vai possibilitar a visibilidade dos nossos alunos perante empresas do ramo automotivo que acompanham tradicionalmente essa competição, possibilitando que venham a ser contratados”, analisa o coordenador dos cursos.

O coordenador também pontua que até 2030 os carros elétricos serão uma realidade no país. “Nos próximos anos, o mercado terá necessidade de recrutar profissionais com formação em veículos elétricos e híbridos, até mesmo em veículos autônomos. Ampliar a formação de nossos alunos em nível de graduação vai fortalecer as chances de entrarem no mercado rapidamente. A empregabilidade é importante, mas não o único caminho. Queremos também fomentar o espírito empreendedor de nossos alunos, visando a criação de startups na área de serviços tecnológicos para esse setor” finaliza Berndsen.

Engenharia Elétrica e Mecânica

Os cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica seguem com inscrições abertas em uniavan.edu.br. As aulas são ministradas no período noturno, na sede da instituição, em Balneário Camboriú. Outras informações pelo telefone (47) 3363-0631 ou no WhatsApp(47) 9 9984-0023. As informações do curso também são publicadas no Instagram @engeletricaemecanica.uniavan.

Botão Voltar ao topo