Variedades

Cia Circodança ensina arte de circo e dança em São Paulo

A Cia Circodança Suzie Bianchi, no bairro do Campo Belo, em São Paulo, é uma das principais referências no ensino e divulgação da junção circo e dança no Brasil.

A estrutura da Cia Circodança, no entanto, começou modesta, a bailarina Suzie Bianchi, que participava da Cia Grupo 6, começou a dar aulas particulares de dança para cinco amigas em 1984, e um ano depois, já estava dando aulas de diversos estilos de dança para cerca de 100 pessoas, e assim criou a Cia da Dança Suzie Bianchi. Desde então não parou mais de investir na escola e na sua formação, fez cursos no Brasil e no exterior. Em 1994, ficou apaixonada pelas técnicas circenses após assistir um espetáculo do Cirque du Soleil, acabou fazendo um curso com o grupo Acrobático Fratelli e ampliou sua formação com outros professores e em 2006 conheceu a estrutura da Escola Nacional de Circo de Montreal onde pode fazer aulas com profissionais renomados, em seguida as técnicas começaram a ser ensinadas para seus alunos. O circo ganhou tanta importância em sua vida que a escola ganhou novo nome: Cia Circodança Suzie Bianchi, seu nome atual.

A Circodança conta hoje com três divisões: a escola, a companhia artística e o departamento de eventos. A escola oferece aulas de circo, dança e em paralelo desenvolve um trabalho específico para pessoas com deficiência. A mesma estrutura da escola, que conta com profissionais qualificados em cada técnica, pode ser contratada e levada para escolas particulares, como uma disciplina opcional.

O trabalho desenvolvido pela Cia Circodança é reconhecido internacionalmente, em setembro de 2011, Suzie foi convidada para fazer um workshop de dança em Nova York, nos Estados Unido. O departamento de eventos corporativos tem promovido workshops para empresas, um serviço que tem sido ministrado com frequência em vivências e treinamentos promovidos pelos RHs. “É possível utilizar técnicas de circo e dança para atingir resultados nos negócios”, afirma Suzie.

Conheça as modalidades da Circodança

Aulas de circo
Aula de circo é jeito divertido de manter a forma. Para quem quer entrar em forma, mas acha um tédio ficar horas nas academias de ginástica, pode buscar uma saída nas técnicas circenses. Diferente das atividades mais comuns, as aulas são animadas e funcionam como terapia para vencer metas. Através de acrobacias, alongamentos e malabarismo, os alunos se divertem malhando. Além dos benefícios físicos, os desafios impostos pelo aprendizado das técnicas estimulam o autoconhecimento, a autoestima, a confiança e a determinação em superar desafios. Não é preciso fazer parte de uma trupe para experimentar as emoções do picadeiro, qualquer pessoa pode participar de uma aula de circo. A Escola Circo Dança oferece um excelente curso de circo, onde ensina as técnicas circenses para crianças e adultos. Nas aulas de uma hora ou uma hora e meia de duração, os alunos, que chegam a perder até 300 calorias, aprendem as seguintes modalidades: Aéreos (trapézio, lira, tecido, corda indiana), Solo (cambalhotas, estrelas, parada de mão, pirâmide humana), Malabares (claves, bolas, tuiler) e quem quiser, pode fazer aulas adicionais de cama elástica ou trampolim acrobático. As aulas de circo para crianças merecem atenção especial, ao contrário das aulas com adultos, a dinâmica das aulas é diferente para os pequenos, os professores de circo contam histórias, fazem gincanas e brincadeiras, uma das preferidas é a “pista dos bichos”, em que os pequenos fazem exercícios acrobáticos imitando os bichos. Mas, assim como adultos, as crianças vão evoluindo e passam a aprender todas as técnicas disponíveis na escola de circo.

Aulas de Dança e Circo para Pessoas com Deficiência
A bailarina Suzie Bianchi começou a dar aulas de dança para cadeirantes e pessoas com diferentes tipos de deficiência em 1994. Numa tarde, uma mãe bateu na porta da escola com suas 4 filhas com deficiência, ela já havia procurado outras escolas, sem sucesso, na mesma época, Suzie já havia percebido que as famílias costumavam “esconder” crianças com deficiência da sociedade, entusiasmada com a ideia de promover inclusão social e melhorar a qualidade de vida daquelas crianças, Suzie começou a dar aulas para pessoas com deficiência. Ainda não sabia se daria certo, hoje ela sabe que o pioneirismo valeu a pena. Centenas de pessoas com deficiência das mais leves as de condições severas já passaram pela escola, as aulas, que misturam diferentes estilos de dança, variam conforme o grau de independência de cada um, e podem ser feitas individualmente ou em grupo. Desde então, a Escola vem formando artistas que atuam profissionalmente na Trupe Cia Circodança.

 

Companhia Circodança
A Circodança conta com uma companhia de artistas profissionais que estão rompendo preconceitos. Em seu elenco artistas com e sem deficiência interagem para criar um espetáculo que une elementos de dança, circo e teatro. Essa integração faz com que cada artista utilize o máximo de seu talento e se supere continuamente.
“A Cia Circodança acredita que a arte foi feita para todos e sua proposta é quebrar barreiras e paradigmas para que o deficiente seja percebido como um agente ativo das suas necessidades e vontades, com potencial criativo e sensibilidade para realizar grandes eventos”, conta Suzie Bianchi.
O mais recente espetáculo da Circodança é “VIDA DE CIRCO”, em que artistas circenses, atores e bailarinos contam a história de Laura e sua trupe sob uma lona de circo. A Cia Circodança fez um trabalho de adaptação de movimentos para os usuários de cadeiras de rodas e outras deficiências. São utilizadas as bases de dança flamenca, de salão e contemporânea, além do teatro e circo. “O trabalho de expressão corporal e artístico independe de condições físicas ou mentais”, afirma Suzie.

Eventos Corporativos
A Cia Circodança Suzie Bianchi criou um departamento para eventos corporativos. O serviço foi criado justamente para atender a uma crescente demanda das próprias empresas que promovem treinamentos e vivências para os funcionários. As técnicas de circo e dança são uma forma lúdica para que os participantes aprendam e desenvolvam as seguintes habilidades: superação de limites e medos, liderança, trabalho em equipe, criatividade, improvisação, flexibilidade e união. Sendo esses requisitos cada vez mais exigidos pelas empresas nos dias de hoje. A Cia Circodança tem condições de montar um treinamento customizado conforme as necessidades da empresa contratante para focar em determinada habilidade. Se a ideia é integrar dois departamentos de uma empresa que estão em conflito, por exemplo, são ensinadas técnicas que só funcionam em dupla ou grupo para mostrar que é necessário união e trabalho em equipe. Fica claro que só assim o resultado aparece. A capacidade de improvisar e ser flexível surge quando aparecem situações inesperadas, como o simples exercício de ficar pendurado de cabeça para baixo em um trapézio. É diferente do que ouvir uma palestra motivacional, a experiência fica registrada no corpo, com os exercícios, as pessoas ganham consciência da importância do comprometimento e passam a trabalhar unidas.

Festa infantil na Circodança
Que tal comemorar sua festa de aniversário de um jeito diferente e divertido? Você pode aproveitar toda a estrutura da escola Circodança, com monitores de circo e dança durante quatro horas. Com capacidade para até 40 crianças, a escola ainda tem salão para o comes e bebes, caso o aniversariante queira levar.

Botão Voltar ao topo