Saúde

Cuidados com os olhos durante o Carnaval

Carnaval é época de fantasias criativas, maquiagens coloridas e muito glitter. Porém poucos se atentam para a aplicação, o uso e a procedência de alguns produtos fundamentais para um Carnaval brilhante e colorido. Sem os cuidados corretos, os itens podem trazer complicações para os olhos – de vermelhidão até danos sérios na retina, que podem prejudicar a visão. Por isso, a Dra. Thais Packer, oftalmologista da Johnson & Johnson Vision, dá orientações simples para quem quer se preparar para o Carnaval com segurança.

De olho na aplicação da maquiagem

Não existe uma festa tão animada e diversa quanto o Carnaval. Na folia, todo mundo é livre para abusar das cores e texturas na maquiagem. Nada é over: vale sim misturar tudo, se expressar e chamar muita atenção. Antes de usar qualquer tipo de produto na pele, é importante verificar a procedência da maquiagem. Ela deve ser aprovada pela Anvisa e estar dentro do prazo de validade. E não vale emprestar os produtos para os amigos, principalmente sombra, lápis e itens que entram em contato direto com os olhos, porque a chance de contaminação é grande. Os cristais e outros brilhos, geralmente colados ao redor dos olhos, devem ser bem aplicados. Um truque pode ser pingar um pouco de cola de cílios para os cristais não saírem do lugar.

A Dra. Thais alerta que o cuidado não acaba depois da folia. “É fundamental retirar toda a maquiagem antes de ir dormir. Os produtos podem irritar os olhos e levar à inflamação da córnea, podendo evoluir para problemas mais graves. Por isso, remova a maquiagem, preferencialmente, com gaze e xampu neutro infantil, diluído em água morna. Os demaquilantes podem ser utilizados com cuidado e sempre com os olhos fechados, para retirar o excesso”.

Cílios postiços, coloridos e de LED: quanto maior, melhor!

Ainda falando na hora da make, outro ponto de atenção dos foliões devem ser os cílios. Para cair na folia e causar aquele impacto no olhar, muitas pessoas vão além da máscara de cílios. As extensões se popularizaram na maquiagem para o Carnaval e é comum ver pessoas com cílios postiços, coloridos, grandes, feitos de penas e até com uma fita pequena de luz LED. Para esses produtos, os cuidados vão da aplicação ao fim da festa. No começo, é essencial usar uma cola de cílios dentro da validade e prestar bastante atenção para não aplicar demais e cair dentro dos olhos. Nesses casos, o recomendado é lavar a região com água corrente e procurar o especialista.

Para quem usa óculos de grau, os cílios podem atrapalhar e sujar as lentes. Para evitar esse incômodo e não abrir mão da correção visual, a oftalmologista recomenda o uso de lentes de contato durante a festa. “As lentes de contato proporcionam conforto e liberdade ao usuário”, explica. Depois da festa é hora de retirar os cílios com cuidado, evitando irritar a pálpebra e arrancar os cílios naturais.

Open de glitter – mas com moderação!

É perto dos globos oculares que os foliões costumam aplicar a purpurina. O cuidado com o uso desse item carnavalesco queridinho deve ser redobrado nessa área do rosto, já que é a mais sensível. Como as partículas de glitter são pequenas, é fácil de acabar com o corpo inteiro brilhando. Para a Dra. Thais, aplicar a quantidade adequada do produto, aos poucos, é a chave.”Ao usar o glitter com moderação e, se possível, em creme, a pessoa evita que ele entre em contato direto com os olhos. Isso previne lesões na córnea, que causam dor, coceira e vermelhidão. Em casos mais graves, o quadro pode evoluir para conjuntivite”. Aqui, vale a regra básica de fazer uma limpeza completa após a festa. Usar demaquilantes e sabonetes próprios para o cuidado com os olhos é a dica.

Proteja seus olhos do sol

Carnaval é época de sol e muito calor. A primeira parte a ser protegida costuma ser a pele, isso quando os foliões não se esquecem da proteção. Os olhos, por vezes esquecidos, precisam de proteção contra os raios UV. Sem esse cuidado, vários problemas oculares podem ocorrer, incluindo a cegueira. A catarata, uma das doenças provocadas pelo sol, é responsável por cerca de 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Para evitar esses problemas, a recomendação número um da oftalmologista é o uso de óculos de sol. Além de garantir a proteção UV, eles são divertidos e ajudam a compor o look de Carnaval. “Para quem precisa de correção visual, as lentes de contato são uma ótima opção, porque dão liberdade e conforto e não atrapalham na hora de usar os óculos de sol. Elas garantem proteção extra, porque têm tecnologia contra raios UV”, explica a Dra. Thais Packer. Viseiras e bonés podem ser uma proteção extra para quem for ficar o dia todo exposto ao sol, e estão em alta.

Inclua um kit de cuidados básicos na mochila

Passar o dia todo fora de casa ou viajando durante o Carnaval pode se tornar um sufoco caso a pessoa não esteja bem preparada. Os perrengues durante a folia são comuns, embora muitos deles possam ser evitados com uma mochila ou bolsa bem organizada. Carregar uma bagagem enorme nas ruas é péssimo, mas ninguém quer ficar totalmente desprevenido, não é mesmo? Com isso em mente, a dica é preparar um mini kit de sobrevivência, de acordo com a bolsa, pochete ou mochila que você quiser carregar durante o bloco. Garrafa de água pequena, lenços de papel e porta-cartões são uma boa seleção de itens para começar. Para os olhos, não esqueça o colírio lubrificante e óculos de sol para a folia. No caso dos usuários de lentes de contato, o estojo com solução de limpeza e um colírio são o kit certo para emergências com o produto.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios