NotíciasRio Grande do Sul

São Leopoldo teve crescimento econômico de 2% em 2018

O nível de atividade de São Leopoldo cresceu 2,0% no ano passado em comparação a 2017. A informação é da ACIST-SL e consta na terceira edição do Boletim Socioeconômico Trimestral, apresentado nesta quarta-feira (27). Para chegar a este percentual, a entidade utiliza como dados a Arrecadação municipal, Geração de emprego formal, Efeito Brasil e Exportações. “Olharmos no sentido macro, o crescimento local foi maior do que o PIB nacional de 2018, que foi de 1,1%”, ressalta Fernando Ribas, vice-presidente de Indústria da entidade e coordenador do Boletim, que é realizado em parceria com a Unisinos.

Emprego formal – Conforme a publicação, São Leopoldo o ano com um estoque de emprego estimado em 59.850 pessoas e gerou 1.795 novos postos em 2018. Com este desempenho, a cidade liderou as contratações em comparação a Gravataí, que contabilizou 411 novas vagas. Já Canoas ficou negativa em 428 vagas e Novo Hamburgo, com 1.148 menos vagas.

O subsetor que mais gerou vagas no quarto trimestre foi da indústria mecânica, que gerou 110 novos empregos. Na sequência, aparece o subsetor de comércio e administração de imóveis, que, por sua vez registrou saldo positivo em todos os trimestres de 2018. Ensino, Indústria de material de transporte e Construção Civil tiveram desempenho negativo.

Exportações – Em 2018, as exportações leopoldenses somaram US$ 419 milhões, representando uma queda de 10,9% sobre o ano anterior. Porém, este desempenho fez com que o município fosse responsável por 2,1% do total exportado pelo Rio Grande do Sul. Esta participação é quase duas vezes superior à cidade de Canoas e mais de três vezes a de Novo Hamburgo.

Estados Unidos, Alemanha e China são os três principais destinos dos produtos leopoldenses, caracterizados por armas e munições, motores de pistão, máquinas e couro.

O Boletim Socioeconômico Trimestral é uma iniciativa da ACIST-SL e tem o objetivo de reunir em um único documento informações sobre o município que, muitas vezes, estão dispersas em diferentes órgãos oficiais. Desta forma, é possível apresentar dados da cidade em uma única publicação, que é disponibilizada de modo gratuito para todos os interessados. O acesso é pelo portal da entidade: www.acistsl.com.br. A próxima edição será apresentada em maio, tendo como eixo temático a Educação.

Botão Voltar ao topo