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Nutricionistas dão dicas nutritivas para os lanches de Carnaval

A época mais festiva do Brasil se aproxima e para quem desejar cair na folia e aproveitar os dias de diversão e folga deve lembrar de cuidar da saúde para não perder o pique ao longo do feriado prolongado. Nesse caso, a dupla: alimentação balanceada e hidratação do corpo é fundamental. “As altas temperaturas e a energia gasta pelos foliões facilitam o processo de desidratação. Por isso, a ingestão de água, água de coco, chás gelados e sucos naturais ajudam a manter o equilíbrio do corpo”, explica a nutricionista da Anhanguera/Campo Limpo, Nadya Mambelli.

Outra dica é optar por alimentos leves, práticos e de fácil digestão, como frutas, legumes no vapor, saladas e carnes grelhadas. Para aqueles que optarem por comer em restaurantes ou lanchonetes, o mais indicado é o salgado assado. “Evite o consumo de queijos, maionese e frituras. O manuseio e armazenamento inadequado desses alimentos podem transmitir doenças”, alerta a nutricionista.

Aos foliões que exagerarem no Carnaval, os sucos ricos em vitamina C são ótimos para desintoxicar e minimizar os danos causados no organismo. “Frutas como laranja, limão, acerola, kiwi e caju são as mais recomendadas”, conclui. Ao adotar os cuidados adequados com a saúde será possível aproveitar com mais energia os dias festivos. “Para preparar o organismo, a alimentação deve ser leve e rica em nutrientes. Além disso, a ingestão de água entre um drinque e outro é essencial”, recomenda a nutricionista da Anhanguera/Santana, Dra. Fernanda Maniero Banevicius.

Para aqueles que têm dúvidas do que deve comer antes de cair na folia, a especialista sugere duas opções de receitas leves e nutritivas:

Sanduíche Vegetariano – Rico em Proteína

Ingredientes

  • 4 colheres de sopa de ricota
  • 3 castanhas trituradas
  • Folha de alface ou rúcula
  • 3 rodelas de tomate
  • 2 fatias de pão integral ou pão francês ou uma fatia de tortilha semi pronta
  • Azeite
  • Sal
  • Cheiro verde

Modo de preparo

Misture a ricota com as castanhas. Adicione os demais ingredientes no pão ou tortilha. Tempere com sal e azeite.

Suco energético

Ingredientes

  • 5 cubos de gelo de água de coco ou 150 ml de água de coco
  • Suco de 3 laranjas ou 150 ml de suco de laranja sem adição de açúcar
  • 3 folhas de hortelã

Modo de preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe, se desejar.

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