Exposição “Placentária” abre ao público na próxima semana na Casa da Cultura

Mostra reúne obras de 38 artistas mulheres, que se preocupam em dar voz às minorias

A Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, de Caxias do Sul, recebe a exposição “Placentária”, a partir do dia 8 de março (próxima sexta-feira). Com curadoria de Ana Zavadil e participação da curadora-assistente, Letícia Lau, a mostra reúne trabalhos de 38 artistas mulheres que têm a preocupação em dar voz e visibilidade às minorias. O vernissage inicia às 19h, com entrada gratuita.

Segundo Ana, a instalação se reveste de características abrangentes e, não, somente, à exibição das criações.

“A exposição não é temática. Cada obra representa questões particulares investigadas por cada artista, originadas a partir de critérios variados e que podem apresentar afinidades artísticas ou temáticas, discutir questões políticas ou sociais e, ainda, que podem ser voltadas para vivências pessoais e autobiográficas”, comenta.

O título “Placentária”, palavra exclusivamente feminina, tem origem no “Manifesto por uma arte Placentária”, da artista Umbelina Barreto. O documento estará disponível impresso junto à exposição. O projeto tem como objetivo inserir peças no contexto institucional, como, por exemplo, dentro de museus, para uma perspectiva crítica do visitante.

A mostra pode ser visitada até o dia 29 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e, aos sábados, das 10h às 16h.

Sair da versão mobile