NotíciasRio Grande do Sul

Prefeitura de NH tem programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher

As mulheres serão contempladas com ações alusivas ao 8 de Março em ações promovidas pela Prefeitura de Novo Hamburgo numa parceria entre as secretarias municipais de Saúde (SMS) e de Desenvolvimento Social (SDS). No dia 8, sexta-feira, o palco será a Praça Punta Del Leste com o II Mulher em Foco, quando vários serviços e atividades estarão à disposição das hamburguenses das 9h às 15h, sem intervalo ao meio-dia, com organização da Coordenadoria das Políticas Públicas para Mulheres, da SDS, com apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Liga Feminina de Combate ao Câncer (LFCC), Patrulha Maria da Penha, Delegacia da Mulher (DEAM), Projeto Laços de Vida da Feevale e Núcleo de Apoio aos Direitos das Mulheres (Nadim).

No ônibus da saúde será possível fazer testes rápidos e obter orientações sobre vários aspectos que resultam na qualidade de vida por meio dos bons hábitos. A Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) vai promover um aulão de ritmos, das 14h às 15h. A programação ainda contempla apresentações artísticas e culturais, como a uma exposição de fotos alusivas ao tema.

Já em 9 de março, as atividades acontecem simultaneamente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município e Estratégia de Saúde da Família (ESF), organizadas pelo setor de Política da Saúde da Mulher, da SDS, das 8h às 17h, também sem interrupção ao meio-dia. Cada unidade de saúde vai ofertar serviços de acordo com o público atendido em seu território. Serão feitos exames como pré-câncer, exame físico das mamas, realização de testes rápidos, verificação da pressão arterial.

Além dos exames de saúde, as unidades também vão promover rodas de conversa e debates sobre diversos assuntos do universo feminino como orientação nutricional e embelezamento, entre outros.

Botão Voltar ao topo