Saúde

Terapia de EMDR no tratamento de Traumas de Violência contra Mulher

Reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a técnica a partir da estimulação do cérebro trata sequelas provocadas por transtorno pós-traumático de violência e abusos

Não é fácil sair de um relacionamento abusivo, tampouco superá-lo. Em 2018, a cada 60 minutos, 536 mulheres sofreram algum tipo de violência, física ou verbal. Os dados revelados pelo Forúm Brasileiro de Segurança Pública com o Instituto Datafolha, mostram como a mulher vive sob risco de violência no país.

Ainda de acordo com o levantamento do Fórum de Segurança Pública, 37,1% das brasileiras com 16 anos ou mais relataram algum tipo de assédio que sofreram nos últimos 12 meses. Isso equivale a 22 milhões de mulheres.

“Alguma vez você se viu dentro de um abuso físico ou psicológico? Você já se sentiu a pior das pessoas ou aquela que não tem capacidade de fazer nada porque o outro te convence disto? Se a resposta for positiva, significa que você está dentro de um relacionamento abusivo”, questiona e esclarece Ana Lúcia Castello, psicóloga presidente da Associação Brasileira de EMDR, técnica que promete mudar o rumo de uma pessoa abusada dentro de uma relação. “A técnica possibilita a dessensibilização dos sentimentos, das sensações corporais que temos em relação a todos os abusos que por vezes nos damos conta de estar passando”, explica.

A terapia de EMDR (EyeMovementDesensitizationandReprocessing – Dessensibilização Reprocessamento por meio dos Movimentos Oculares) vem mostrando resultados eficazes para pacientes que vivenciaram situações de abusos, violência psicológica e física, através da estimulação das lembranças.

O método do tratamento atua na origem dos sintomas ansiosos e depressivos de um ou mais acontecimentos na vida da paciente que são registrados por meio de imagens, crenças, emoções e sensações corporais.

“A paciente é incentivada a se lembrar da situação ou sensação traumática, e lhe ajudamos a movimentar seus olhos de determinada maneira, que o cérebro recebe a ajuda necessária para processar o fato e arquivá-lo de uma forma funcional.” diz Ana Lúcia. Desta forma, perde-se a carga negativa associada ao evento. “Muitas mulheres relatam que a sensação da lembrança foi de fato colocada no passado, e que já não se incomodam mais em lembrar dela.” explica Ana Castello.

Estimulação do Cérebro

No tratamento com EMDR, utiliza-se um protocolo de oito fases que deve ser seguido à risca para que o paciente tenha acesso a todos os pilares da memória que são necessários para reprocessar os traumas (imagens, crenças negativas, emoções e sensações corporais). Ao se aplicar o estímulo visual, auditivo e/ou tátil no tratamento de EMDR, que promove a dessensibilização e reprocessamento das experiências negativas, se instiga à rede onde ficou presa a lembrança. Dessa forma, se dá um “arranque” necessário ao mecanismo que restaura a capacidade de processamento do sistema, permitindo a busca de informações em outras redes neurológicas onde a vítima pode encontrar o que precisa para compreender o que aconteceu naquele momento traumático.

“Cada série de movimentos continua soltando a informação perturbadora e acelera essa informação através de um caminho adaptativo até que os pensamentos, sentimentos, imagens e emoções tenham se dissipado e são espontaneamente substituídos por uma atitude positiva.” diz Ana Castello.

Quando a pessoa passa pelo processo terapêutico, adquire uma consciência emocional que permite o acesso consciente de todo o abuso que viveu neste relacionamento, conseguindo direcionar sua vida para resgates significativos de suas características potenciais de vida. “A terapia pode ajudar na avaliação do que promoveu este encontro com alguém com características abusadoras e os porquês de ter continuado nesta situação; e consequentemente empoderar a paciente a enxergar estas características potenciais em outros abusadores que estão por vir e livrar-se deles para não sofrer os resquícios de outro relacionamento abusivo” conclui Ana.

Sobre a Associação Brasileira de EMDR

Fundada em 2008, a Associação Brasileira de EMDR é composta por psicólogos e médicos com formação em EMDR e tem seus treinadores e facilitadores detreinamentos reconhecidos peloEMDR Institute (EUA). As Empresas vinculadas à Associação, EMDR Treinamento e Consultoria, dirigida pela ProfªDraEsly Carvalho e a Empresa Espaço da Mente, dirigida pelo Prof. Dr. André Monteiro promovem cursos homologados em todo o país para formação de psicólogos na técnica e a Associação Brasileira de EMDR tem procurado difundir o EMDR em todo o Brasil.

Procure um profissional www.emdr.org.br

Botão Voltar ao topo