A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA – International Air Transport Association) divulgou os dados sobre os mercados globais de transporte aéreo de carga, mostrando que a demanda, medida em quilômetros por toneladas de carga (FTKs), caiu 1,8% em janeiro de 2019 em relação ao mesmo período de 2018. Este foi o pior resultado nos últimos três anos.
A capacidade de transporte de carga, medida em quilômetros por toneladas de carga disponíveis (AFTKs), aumentou 4,0% em janeiro de 2019 na comparação com o mesmo período do ano passado. Esse foi o 11º mês consecutivo em que o crescimento da capacidade superou a demanda.
A demanda por carga aérea continua enfrentando obstáculos significativos. A atividade econômica global e a confiança do consumidor enfraqueceram. E o PMI – Purchasing Managers Index, ou índice de atividade global de pedidos de fabricação e exportação, indicou uma queda nos pedidos de exportação global desde setembro de 2018.
“Os mercados de carga aérea diminuíram seu ritmo em janeiro, o que significa uma piora da tendência de enfraquecimento que começou em meados de 2018. Se as medidas protecionistas e as tensões comerciais não diminuírem, há poucas chances de uma recuperação rápida”, disse Alexandre de Juniac, Diretor Geral e CEO da IATA.
Desempenho por região
Apenas duas das seis regiões relataram crescimento da demanda em janeiro de 2019 em relação a janeiro de 2018: América do Norte e África. Houve redução do ritmo nas regiões da Ásia-Pacífico, Europa e Oriente Médio, enquanto a América Latina continuou sem alteração.
As companhias aéreas da região Ásia-Pacífico relataram redução de 3.6% na demanda por transporte aéreo de carga em janeiro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. As condições de fabricação menos atraentes para os exportadores da região, as tensões comerciais contínuas e a desaceleração da economia chinesa afetaram o mercado. A capacidade aumentou 4,1%.
As companhias aéreas da América do Norte registraram o maior crescimento de demanda entre todas as regiões pelo oitavo mês consecutivo em janeiro de 2019, com aumento da demanda de 3,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 5,0%. A força da economia dos Estados Unidos e o crescimento do consumo ajudaram a levantar a demanda por carga aérea no último ano, beneficiando as companhias aéreas norte-americanas.
As companhias de transporte aéreo de carga da Europa registraram redução de 3,1% na demanda em janeiro de 2019 em relação a janeiro de 2018. A capacidade aumentou 2,8% nesse período. As condições de fabricação menos atraentes para os exportadores e os prazos de entrega menores de fornecedores, principalmente na Alemanha, um dos principais países exportadores da Europa, causaram impacto na demanda. As tensões comerciais e as incertezas relacionadas ao Brexit também contribuíram para diminuir a demanda.
As companhias de transporte aéreo de carga do Oriente Médio apresentaram redução de 4,5% na demanda de janeiro de 2019 em relação ao mesmo período do ano passado. A capacidade aumentou 4,1%. A demanda por transporte aéreo de carga com ajuste sazonal que apresentou tendência de alta nos últimos três meses devido ao fortalecimento da atividade comercial entre a Europa e a Ásia, começou a declinar.
As companhias de transporte aéreo de carga da América Latina registraram demanda sem alteração (0%) em janeiro de 2019 em relação a janeiro de 2018. Apesar da incerteza econômica na região, vários mercados importantes estão apresentando um forte desempenho. O tráfego de cargas na América do Sul e entre as Américas Central e do Sul apresentou crescimento de dois dígitos em janeiro. E a demanda nas rotas entre a América do Norte e a América do Sul também teve bom desempenho. A capacidade diminuiu em 0,7%.
As companhias de transporte aéreo de carga da África apresentaram redução de 1,0% na demanda de janeiro de 2019 em relação ao mesmo mês de 2018. A capacidade aumentou 8,2% nesse período. A demanda por transporte aéreo de carga com ajuste sazonal apresenta tendência de alta há seis meses. Os volumes de frete internacional com ajuste sazonal são menores do que o pico observado em meados de 2017, mas ainda assim, são 35% maiores do que a queda mais recente no final de 2015.
World Cargo Symposium
Os desafios e as oportunidades da indústria de carga aérea serão discutidos no 13º World Cargo Symposium, que vai reunir profissionais do setor em Cingapura, em 12 a 14 de março.
Sobre a IATA
A IATA (Associação Internacional de Transporte Aéreo) representa cerca de 290 empresas aéreas que abragem 82% do tráfego aéreo global. Para mais informações sobre a IATA visite www.iata.org.