DestaqueRS

Consulado Irlandês celebra Dia de São Patrício na Casa de Cultura Mario Quintana

A Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ) recebe amanhã (12) um evento em homenagem ao St. Patrick’s Day. A partir das 14h, uma série de atividades irá celebrar o padroeiro da Irlanda e apresentar a cultura da ilha do Oceano Atlântico. O evento gratuito terá apresentação do Bando Celta e a presença do cônsul-geral da Irlanda em São Paulo, Barry Tumelty. O grupo gaúcho Bando Celta abre o evento com um workshop e encerra o dia com apresentação ao lado dos dançarinos da Allalec, na Travessa dos Cataventos.

Durante a tarde, um painel reunirá autoridades para debater o significado do Dia de São Patrício e fazer uma introdução à cultura irlandesa. Durante o evento também serão apresentadas oportunidades de estudo na Irlanda.

Ainda para celebrar a data, entre os dias 12 e 17 de março, a Cinemateca Paulo Amorim irá colocar em cartaz, na Sala Norberto Lubisco, sempre às 19h, um filme irlandês.

Programação de filmes da Cinemateca Paulo Amorim:

Terça-feira, 12 de março – 19h
Em Nome do Pai (Irlanda/Reino Unido, 1993, 120min).
Direção de Jim Sheridan, com Daniel Day-Lewis.
Sinopse: baseado em um episódio real, o filme conta a história de Gerry Conlon, um jovem irlandês condenado injustamente por um atentado cometido pelo IRA em Londres no início dos anos 1970.

Quarta-feira, dia 13 – 19h
Maudie – Sua Vida, Sua Arte (Irlanda/Canadá, 2017, 120min).
Direção de Aisling Walsh, com Ethan Hawke e Sally Hawkins. 14 anos.
Sinopse: apesar das crises dolorosas de artrite, Maud é uma pintora de muito talento. Para sair de casa, ela aceita se casar com um simples peixeiro.

Quinta-feira, dia 14 – 19h
O Guarda (Irlanda, 2011, 95min).
Direção de John McDonagh, com Brendan Gleeson e Don Cheadle. 14 anos.
Sinopse: o sargento Boyle, que atua em uma pequena cidade do interior da Irlanda, precisa se entender com um agente do FBI que chega ao local para investigar um caso de tráfico de drogas.

Sexta-feira, dia 15 – 19h
Michael Inside (Irlanda, 2017, 95min).
Direção de Frank Berry, com Dafhyd Flynn. 14 anos.
Sinopse: Michael, um jovem de 18 anos, vai preso no lugar do irmão e conhece a violência e a intimidação do cárcere. (Filme inédito no Brasil.)

Sábado, dia 16 – 19h
The Drummer and The Keeper (Irlanda, 2017, 95min).
Direção de Nick Kelly, com Dermot Murphy e Jacob McCarthy. 14 anos.
Sinopse: o baterista bipolar de uma banda de rock e um adolescente infrator que sofre da Síndrome de Asperger se tornam grandes amigos. (Inédito no Brasil.)

Domingo, dia 17 – 19h
The Camino Voyage (Irlanda/Espanha, 2018, 100min).
Documentário de Donal O’Ceilleachair.
Sinopse: seis homens refazem um percurso celta de mil anos atrás, que ligava a Irlanda ao norte da Espanha pelo mar. Para essa rota, eles construíram um barco semelhante ao da época. (Filme inédito no Brasil.)

SERVIÇO

  • O quê: Dia de São Patrício
  • Quando: 12 de março | Terça-feira | das 14h às 18h
  • Local: Travessa dos Cataventos
  • Ingresso: entrada franca (com exceção das sessões de cinema).
  • Filmes:
  • Quando: de 12 a 17 de março | às 19h
  • Local: Sala Norberto Lubisco
  • Ingresso: terças, quartas e quintas R$ 12,00; de sexta a domingo e feriados, R$ 14,00 – desconto de 50% para estudantes, idosos e clientes Banrisul e gratuidade para policiais civis e da Brigada Militar.

Artigos relacionados