Rio Grande do Sul

Expodireto 2019 – Agricultores conservacionistas recebem troféus

Agricultores de cinco municípios gaúchos receberam, na terça-feira (12/03), durante a Expodireto Cotrijal, o troféu Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do RS. A cerimônia de premiação ocorreu durante o 4º Fórum Estadual Conservação do Solo e Água.
“A seleção destas propriedades atendeu a critérios técnicos, porque não é somente conservar o solo, é ser produtor de água também”, explicou o assistente técnico estadual em Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, Edemar Streck.

Receberam o troféu, os agricultores Eliseu Weber (Maurício Cardoso), família Colferai (Nova Roma do Sul), Laurindo Beling (Agudo), Joel Junkhen (Santa Cruz do Sul) e Antônio Nemitz (Manoel Viana), representado no evento pelo filho, Caio Nemitz.

Técnicos e entidades vinculados ao trabalho conservacionista na propriedade dos agricultores também foram agraciados. Em nome da Emater/RS-Ascar de Maurício Cardoso, Nova Roma do Sul e Agudo, receberam o troféu, respectivamente, Diego Monteiro, José Favretto e Diego Katzer; o técnico Gilberto Carminatti, recebeu o troféu em nome da Souza Cruz, de Santa Cruz do Sul; e a engenheira agrônoma Carla Nemitz, que foi agraciada com o troféu em decorrência do trabalho conservacionista realizado na propriedade da família Nemitz.

Os troféus foram entregues pelo presidente da Emater/RS, Iberê de Mesquita Orsi, chefe de gabinete da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Erli Teixeira, superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, representante da Sociedade de Agronomia do RS (Sarg), Ivo Lessa, pesquisador da Embrapa, Jorge Lemanski, representante do Banco Regional de Desenvolvimento da Região Sul (BRDE), Paulo Roberto da Silva, representante da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Marco Dornelles, coordenador de Políticas Públicas da Epagri, Célio Haverroth, assessor técnico do Sindicato da Indústria do Fumo da Região Sul do Brasil (Sinditabaco), Darci Silva, e pelo assessor parlamentar, Alexandre Farina.
O concurso Agricultor Conservacionista do Solo e Produtor de Água do Estado do RS foi lançado pela Emater/RS-Ascar e Governo do Estado em dezembro de 2016.

Fórum

Pesquisadores e agricultores apresentaram, durante o Fórum na Expodireto Cotrijal, suas visões sobre os princípios conservacionistas. Para evitar aquilo que chamou de “agricultura do desperdício”, o professor e pesquisador da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Jean Minella, listou quatro princípios: proteção do solo, aumento da matéria orgânica, maximização da infiltração de água no solo e controle do volume e velocidade do escoamento superficial.

Botão Voltar ao topo