Porto AlegreRio Grande do Sul

Mostra Cinema da América Latina em cartaz na Cinemateca

A Cinemateca Capitólio Petrobras abre nesta terça-feira, 12, a primeira semana da programação sobre o cinema produzido na América Latina. Também nesta terça-feira, o diretor português Sérgio Tréfaut participa de um debate do filme Raiva, às 20h, com a mediação da crítica e pesquisadora Ivonete Pinto.

Os longas Wajib – Um Convite de CasamentoRaiva e Um Elefante Sentado Quietoseguem em exibição até o dia 20 de março. A partir de quinta-feira, 14 de março, os curtas-metragens Princesa Morta do JacuíCatadora de Gente e Um Corpo Femininopassam a ser exibidos às 14h, sempre antes do longa-metragem programado para o horário. Ingressos para os filmes RaivaWajib e Um Elefante Sentado Quieto são vendidos por R$ 16. Para as mostras Cinema da América Latina e Sessões Sur Frontera, os ingressos custam R$ 10.

No domingo, 17 de março, às 18h, a diretora argentina Albertina Carri participa de uma sessão comentada do longa-metragem As Filhas do Fogo. A mediação será feita pela jornalista e pesquisadora Gabriela Almeida. O filme contém cenas de sexo e não é recomendado para menores de 18 anos.

Albertina Carri ajudou a consolidar o chamado Novo Cinema Argentino. Transitando entre o melodrama pornográfico, o drama familiar e o documentário, a diretora se destaca por sua versatilidade e pela coragem de abordar temas ousados. Albertina também é fundadora do Asterisco, Festival International de Filmes LGBTIQ da Argentina.

A sessão faz parte da mostra Cinema da América Latina, que apresenta outros destaques na primeira semana de programação, como o mexicano Compra-me um Revolver, o brasileiro Los Silencios e o chileno Tarde Para Morrer Jovem.

Sur Fronteira
Na quinta-feira, 14, e sexta-feira, 15, a Cinemateca Capitólio Petrobras realiza sessões de dois filmes da realizadora argentina Paula Markovitch.

El Premio (2011) – (Méx/Fra/Pol/Ale), de Paula Markovitch – 115min
Ceci, uma garota de sete anos, precisa guardar um grande segredo, mas ela não entende completamente do que se trata. A vida de sua família depende de seu silêncio. Mas sobre o que exatamente ela deve silenciar? Ceci e sua mãe vivem escondidas de uma repressão militar na Argentina. Ceci se pergunta o que deve dizer. O que ela realmente acredita e faz para merecer o amor de sua mãe e dos outros?

Cuadros en la Oscuridad (2017) – (Arg/Méx/Ale), de Paula Markovitch – 80min
Marco é um artista de 65 anos que nunca pode exibir suas pinturas. Trabalha em um posto de gasolina e tem pensamentos amargos sobre seu destino. Um dia Luis, um jovem ladrão de 13 anos, entra em sua casa, que acreditava estar desabitada. Luis é a única testemunha da obra de Marcos. Entre ambos surge uma rara amizade, que lhes dá respostas sobre a arte e a vida. Elenco: Alvin Astorga, Paula Fernandez Mbarak e Maico Pradal.

A mostra Cinema da América Latina é a primeira atividade do projeto Cinemateca Capitólio Petrobras – programação especial 2019.  Durante os meses de março a novembro, a Cinemateca Capitólio Petrobras promoverá uma programação especial com 26 atividades com patrocínio master da Petrobras através da Lei Rouanet/Governo Federal e cooperação cultural da Fundacine – Fundação Cinema RS e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Cultura.

Horários e sessões  

Terça-feira, 12
14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Princesa Morta do Jacuí + Wajib – Um Convite de Casamento
20h – Raiva + debate com Sérgio Tréfaut

Quarta-feira, 13
14h – Um Elefante Sentado Quieto
18h – Raiva
20h – Catadora de Gente + Wajib – Um Convite de Casamento

Quinta-feira, 14
14h – Catadora de Gente + Wajib – Um Convite de Casamento
16h – Raiva
18h – Cuadros en la Oscuridad
20h – Compra-me um Revolver (Cinema da América Latina)

Sexta-feira, 15
14h – Um Corpo Feminino + Wajib – Um Convite de Casamento
16h – El Premio
18h – Raiva
20h – Los Silencios (Cinema da América Latina)

Sábado, 16
14h – Princesa Morta do Jacuí + Wajib – Um Convite de Casamento
16h – O Silêncio é um Corpo que Cai (Cinema da América Latina)
18h – Tarde Para Morrer Jovem (Cinema da América Latina)
20h – Vermelho Sol (Cinema da América Latina)

Domingo, 17
14h – Catadora de Gente + Raiva
16h – Algo Queima (Cinema da América Latina)
18h – As Filhas do Fogo + debate com Albertina Carri (Cinema da América Latina)

Terça-feira, 19
14h – Um Corpo Feminino + Wajib – Um Convite de Casamento
16h – Um Elefante Sentado Quieto
20h – Wyñaypacha (Cinema da América Latina)

Quarta-feira, 20
14h – Princesa Morta do Jacuí + Raiva
16h – Um Elefante Sentado Quieto
20h – Retablo (Cinema da América Latina)

Botão Voltar ao topo