DestaqueSaúde

Noctúria causa interrupção do sono em adultos

Os problemas relacionados ao sono acometem até 45% da população mundial. Estudos apontam que até 80% das pessoas que reclamam de um distúrbio do sono reportam ter sintomas da noctúria, a necessidade de se levantar durante a noite para esvaziar a bexiga, atrapalhando deste modo o sono. Comemorado no dia 15 de março, o Dia Mundial do Sono é um momento de conscientização sobre a importância de uma boa noite de sono para a população. O sono ininterrupto, em adultos o equivalente a cerca de 7 a 8 horas por dia, é necessário para manter o sistema imunológico funcionando perfeitamente, regulando o bem-estar e a saúde mental e emocional.

Prevalência

Normalmente, a incidência do transtorno aumenta com a idade: um em cada 3 adultos acima de 30 anos e 3 em cada 4 adultos com mais de 65 anos acordam mais de uma vez por noite para urinar. Por esse motivo, é comum o indivíduo não procurar ajuda médica, considerando como uma condição normal do envelhecimento. A maioria dos problemas do sono possuem tratamento, inclusive a noctúria, porém menos de um terço das pessoas que sofrem com algum transtorno procuram um especialista. Procurar um profissional de saúde é importante, pois a noctúria pode ser um indicador de condições de saúde mais graves.

Causas da noctúria

Vários fatores podem contribuir para a ocorrência da noctúria, como o aumento da produção de urina (poliúria), a apneia do sono e doenças renais ou cardiovasculares e o uso de medicamentos diuréticos.

Impactos da noctúria na saúde e bem-estar

A noctúria influencia na perda do sono profundo e redução da produtividade e alerta. Além disso, também está associada ao alto risco de quedas e lesões, especialmente nos idosos. A falta de sono profundo pode ainda aumentar o risco de obesidade, diabetes e doença cardíaca, assim como impactar a produtividade, relacionamentos e carreiras. Por isso, torna-se essencial que médicos e outros profissionais de saúde entendam os mais efetivos métodos para o tratamento da noctúria.

Etiquetas

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios