Variedades

Show com Dani Mattos & Toque de Bambas na Casa de Vidro

Repertório tem como foco o projeto Cronistas da Cidade com Vanzolini e Adoniran e a renda será revertida para o Instituto Bardi

Dani Mattos & Toque de Bambas realizam no sábado, 23 de março, das 12h às 14h, no Pavilhão de Verão, instalado no Jardim da Casa de Vidro, apresentação especial envolvendo poesia, prosa e música a partir do encontro original entre dois ícones da cultura popular brasileira: Vanzolini e Adoniran.

A afinidade entre os dois compositores Adoniran Barbosa e Paulo Vanzolini é o mote do projeto Cronistas da Cidade, que alia ao repertório musical dos artistas a poesia de Vanzolini e a invenção de Adoniran, com personagens e diálogos cômicos, criados para o rádio.

Publicidade

Inventores de tipos e “causos” paulistanos, Adoniran e Vanzolini capturaram o jeito de ser peculiar do habitante da cidade recém metrópole, repleta de viadutos e edifícios altos, mas também de arrabaldes, vilas e ruas de aspecto interiorano, onde a luz da Light sempre acaba e dá lugar à vela, ao querosene e à carroça de burro.

“O show vai homenagear esses mestres, e salientar suas diversas manifestações no campo da música e da arte. Adoniran, antes mesmo de ser conhecido como compositor e cantor, foi ator de rádio novelas. E Vanzolini um grande poeta, inclusive com livro publicado”, explica a cantora e pesquisadora Dani Mattos.

O show Cronistas da Cidade traz Dani Mattos (voz e direção artística), Tito Longo (cavaquinho), Koka Pereira (percussão), Iuri Salvagnini (acordeon) e Marcelo Monserrat (violão 7 cordas). O grupo apresenta esse espetáculo sempre em locais icônicos e de importância histórica e cultural para a cidade de São Paulo.

Publicidade

No repertório, entre outras, Dani Mattos & Toque de Bambas apresentam clássicos do seu primeiro EP Cronistas da Cidade (selo 7 Melódica). No set list músicas como “Mulher, Patrão e Cachaça”, de Adoniran Barbosa e Osvaldo Moles; “Juízo Final” e “José”, de Paulo Vanzolini. Além de diálogos cômicos criados por Adoniran e Osvaldo Moles para as típicas personagens das novelas de rádio. E o poema “Os homes que Deus qué Bem”, de Paulo Vanzolini.

O evento é parte das atividade realizadas no Pavilhão de Verão, instalado no jardim da Casa de Vidro, de Lina Bo Bardi, e destina-se à arrecadação de recursos para a manutenção das atividades culturais do Instituto Bardi em 2019. O show tem apoio cultural da Caraigá Veículos.

Casa de Vidro - Show com Dani Mattos & Toque de Bambas na Casa de Vidro
Casa de Vidro: Projetada em 1951 e tombada pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico – Foto: Henrique Luz

Saiba mais:

Instituto Bardi :
Criado em 1990 com objetivo de promover o estudo e a pesquisa em especial nas áreas de arquitetura, design, urbanismo e arte popular brasileira, o Instituto Lina Bo e P.M. Bardi possibilita o acesso a aspectos relevantes e pouco conhecidos do pensamento e da produção artística e cultural do país. Com foco em exposições, publicações, palestras e conferências, o instituto é uma realidade no panorama cultural nacional e internacional, como era o desejo de seus criadores.

Casa de Vidro:
Projetada em 1951 e tombada pelo CONDEPHAAT como patrimônio histórico em 1987, a Casa de Vidro abriga, hoje, a sede do instituto e o acervo do casal Bardi. É a primeira obra construída de Lina Bo Bardi e foi moradia do casal Bardi por mais de 40 anos. A casa tornou-se um ícone da arquitetura moderna e representa de forma atemporal o pensamento inovador e modo de vida do casal.

Dani Mattos:
A cantora, regente e pesquisadora paulistana cresceu ouvindo, estudando e atuando com música, principalmente MPB, Jazz e Música Erudita. Sua vasta lista de projetos atesta sua visão de que “música é integração social”. Entre os projetos que a levam para os palcos estão: Cronistas da Cidade (que deu nome ao seu primeiro EP); A Época de Ouro da MPB no Rádio, uma visão feminina; Le Savoir Vivre Francês e Brasileiro Une Enchantement Mutuel (Noite Francesa); Caymmi, as várias personas de um artista brasileiro; Vinícius, o poeta amador e Villa Lobos para Todos. Além de criar o coral Poucas e Boas, do qual é regente há quinze anos. Cada uma de suas empreitadas envereda por um gênero diferente, com um traço em comum: a vontade de saber.

Serviço:

  • Show: Dani Mattos & Toque de Bambas – Cronistas da Cidade
  • Data: Sábado – 23 de março
  • Horário: 12h às 14h
  • Livre
  • Local: Instituto Bardi – Casa de Vidro
  • Endereço: Rua General Almério de Moura, 200 , São Paulo / SP – Fone: 55 (11) 3744-9902
  • Valor: 50,00 (renda em prol ao Instituto Bardi)
  • O Instituto não conta com estacionamento no local

 

Etiquetas
Publicidade

Artigos relacionados

Fechar

Adblock detectado

Por favor, considere apoiar-nos, desativando o seu bloqueador de anúncios