Rio Grande do Sul

Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição realiza campanha de doação

A fim de alcançar novos doares de sangue, intensificar a captação, assim como manter os estoques em níveis estáveis, o Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição vem promovendo ações de relacionamento junto ao público.

Além da disponibilidade do estoque do banco de sangue para consulta no site do GHC, a comunidade está sendo estimulada à doação. Conforme a enfermeira Andrea Porcher, responsável pela captação de doadores do Banco de Sangue, a partir dos indicativos críticos, mensagens sms são enviadas aos doadores para que compareçam ao banco. “Não podemos esperar pelo doador que vem muito por ter um amigo ou familiar necessitando com urgência e sim intensificar as ações em torno da conscientização da comunidade para com o Banco de Sangue”, explica Andrea.

Além disso, as redes sociais do GHC têm sido usadas a fim de divulgar peças criadas pela própria equipe do Banco de Sangue. “A integração da estagiária Mariana Schimitt, que é aluna de Publicidade e Propaganda junto à equipe, tem nos auxiliado a pensar peças e ações”, explica Andrea, que vê, com isso, a mudança de lógica de relacionamento do banco, da assistência social, quando se é pedido para os familiares de pacientes internados para quem doem e divulguem a necessidade de doação, para a comunicação, buscando o estabelecimento de uma relação com o público. O resultado, conforme a enfermeira, mostra entre dezembro de 2018 e março deste ano, um incremento de 60% de doadores voluntários.

Uma moldura de fotos foi produzida e os doadores são incentivados a tirar uma foto e divulgar em suas redes. “A captação não trabalha sozinha, ela precisa de redes”, destaca Andréa, que, junto à equipe, lembra diariamente a todos que passam pelo setor que “Doar sangue salva vidas. Se puder, doe. Se não puder, divulgue”.

Localizado no 2º andar do Ambulatório do Hospital Conceição, na Av. Francisco Trein, 596, o Banco de Sangue GHC é responsável pelo abastecimento de sangue para transfusão nos hospitais Cristo Redentor, Fêmina, Conceição e Criança Conceição. O atendimento é oferecido de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30 às 12h. No sábado são realizados até 80 atendimentos e durante a semana não existe limite de coletas dentro do horário do setor. Para grupos a partir de 10 pessoas é solicitado o agendamento prévio pelo telefone (51) 3357-2139. O Banco de Sangue do GHC está aberto para coleta de Medula óssea às quintas-feiras, das 9h às 11h e das 14h às 16h.

Botão Voltar ao topo