Variedades

Comunidade Judaica celebra o Purim

A celebração é marcada por comidas típicas e utilização de fantasias.

A comunidade judaica se reúne, a partir da quarta-feira, 20 de março, para iniciar as celebrações do Purim. Fantasiar-se, presentear amigos, fazer comidas típicas e ajudar pessoas carentes são alguns dos costumes da data, que por sua alegria e diversão, é associada ao carnaval, apesar de representar a salvação dos judeus na Pérsia Antiga.

Eventos alusivos à data tem início em 20 de março

O Purim vem da palavra Pur, que significa sorteio. A data lembra a coragem de Esther e Mordechai ao enfrentar e vencer o ministro Haman, o malvado, que por antipatia e preconceito, sorteou uma data para convencer o Rei Assuero a exterminar o povo judeu do seu reino. Um dos principais momentos da data é a reunião para leitura do Livro de Esther (Meguilá), que conta toda a história da Pérsia sob o reinado do rei Assuero.

Crianças fantasiadas em Tel Aviv, Israel

É costume ouvir a história na véspera do Purim e na parte da manhã, fazendo muito barulho toda vez que é mencionado o nome do malvado Haman. Também é tradição enviar presentes aos amigos, fazer “Tzedaká”, ajudando a pelo menos dois necessitados, e celebrar com uma grande festa o milagre que ocorreu com o Povo Judeu (Mishté). É comum as pessoas usarem fantasias, inclusive realizando concursos para mobilizar as crianças.

Botão Voltar ao topo