Porto AlegreRio Grande do Sul

Confira a programação do aniversário de Porto Alegre

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SMDE) preparou uma programação para comemorar os 247 anos de Porto Alegre, entre os dias 22 a 31 de março. Estão previstas atividades como oficinas de chimarrão, exposições de obras e flores e mostras de turismo. “As ações propostas pelo turismo neste ano têm como foco chamar a atenção do público local para os atrativos da cidade. Fazemos um convite ao cidadão e ao visitante para celebrarem juntos com a aniversariante, conhecendo e reconhecendo a sua diversidade”, diz a coordenadora de Turismo, Juliane Noschang.
Confira a programação:
Turismo de Galpão – O calendário da Semana de Porto Alegre conta com atividades culturais abertas ao público relacionadas ao Turismo de Galpão, sempre presente na Semana Farroupilha, e agora homenageando Porto Alegre. Realizadas em parceria com o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), incluem oficinas de chimarrão, nó de lenço, brincadeiras típicas, dança, gaita de boca e exposição de carreta e objetos típicos antigos. A programação ocorre no dia 24 de março, na Orla Moacyr Scliar, junto ao Gasômetro, das 10h às 18h. Para mais informações, entrar em contato pelo telefone (51) 3289-6715.
Turistando em Porto Alegre – O roteiro é feito a pé pelo Centro Histórico, em parceria com Agência Trip Tri, com guia de turismo. As vagas são limitadas em 20 pessoas por dia. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.triptri.com.br/turistandoempoa. O passeio começa no Chalé da Praça XV, das 9h às 11h, nos dias 23 e 24 de março.
Calçada do Vinho Porto Alegre – Realizado ao ar livre, em homenagem ao aniversário de Porto Alegre, o evento tem o objetivo de aproximar o grande público das vinícolas e valorizar os produtores locais. A Calçada do Vinho ocorre neste sábado, 23, às 10h, na Ramiro Barcelos, entre as ruas André Puente e Independência.
Celebração nos restaurantes – A partir de uma parceria entre a SMDE e a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel RS), diversos estabelecimentos receberão seus clientes com jogos americanos alusivos ao aniversário de Porto Alegre. Os jogos estarão disponíveis de 22 a 31 de março e podem ser levados como souvenir pelos clientes.
Mostra de Turismo – No dia 31 de março, os porto-alegrenses terão a oportunidade de visitar uma exposição de produtos e serviços turísticos de Porto Alegre. O evento ocorre na Orla Moacyr Scliar, junto ao Gasômetro, das 10h às 18h.
Exposição e venda de obras artísticas – No Viaduto Otávio Rocha, a SMDE promove a exposição “Viaduto Comemora o Aniversário da Cidade”, com a mostra e a comercialização de aquarelas, pinturas, esculturas e fotografias de artistas renomados do Rio Grande do Sul. A mostra será realizada no dia 23 de março, das 10h às 17h. Na mesma ocasião, os artesãos da cidade farão uma exposição de trabalhos.
Exposição de Flores – A mostra ocorre até 30 de março, das 7h30 às 18h, com exceção dos sábados e domingos, quando inicia às 7h30 e segue até as 13h. Produtores da agricultura familiar, em parceria com a SMDE, estarão expondo e comercializando no Largo da Praça XV de Novembro, no Centro Histórico. Entre as espécies que estarão disponíveis ao público estão as orquídeas, bromélias, dálias, mosquitinhos, crisântemos, estrelícias, girassóis, rosas, perpétuas e zínias. “O aniversário do município é mais uma oportunidade para evidenciarmos as forças econômicas da cidade e promover iniciativas como estas, que garantem o desenvolvimento sustentável”, declara o coordenador de Promoção Econômica, Luís Antônio Steglich. Confira a programação completa do aniversário de Porto Alegre.
Botão Voltar ao topo