Porto AlegreRio Grande do Sul

Hospital Conceição inaugura Centro de Reabilitação

O Hospital Conceição inaugurou nessa quarta-feira, 20 de março, o Centro de Reabilitação, destinado a pacientes internados da Neurologia e da Cardiologia. A iniciativa é resultado de uma parceria entre o hospital e a Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA) e, além de oferecer campo de estágio prático para alunos do Curso de Fisioterapia da UFCSPA, vai qualificar ainda mais o atendimento aos pacientes, possibilitando uma reabilitação precoce, com a atuação de profissionais das áreas Fisioterapia, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia e Psicologia. Cerca de 2 mil pacientes ao ano serão beneficiados. Em um total de 40 profissionais envolvidos.

O evento de inauguração contou com as presenças da diretora-superintendente do GHC, Adriana Acker, do diretor técnico, Mauro Sparta, do diretor administrativo e financeiro, José Ricardo Agliardi Silveira, do gerente de Ensino e Pesquisa, Geraldo Pereira Jotz, do gerente das Unidades de Internação do Hospital Conceição, José Fossari, e do pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, Airton Stein. Os presentes na solenidade destacaram a importância da parceria entre o GHC e a Universidade para qualificar o atendimento aos pacientes.

A superintendente Adriana Acker comentou sobre os proveitos desta parceria. “Quem está ganhando com isso são os nossos pacientes. Nós temos objetivos de qualificar o atendimento, promovendo uma reabilitação precoce e uma integração multiprofissional. Foi um projeto de nove meses, que envolveu desde as necessidades dos profissionais até as das entidades”, completou. Mauro Sparta também apontou a iniciativa como uma otimização do ensino e a da pesquisa. José Ricardo Agliardi Silveira, por sua vez, disse que o desenvolvimento passa pela aliança das instituições com a academia. “Ensino e pesquisa são elementos base para o desenvolvimento. Hoje materializamos essa aliança, que impacta na vida das pessoas”, comentou. Ao concluir, ele agradeceu aos profissionais, em especial vinculados ao processo assistencial da fisioterapia.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFCSPA, Airton Stein, também citou a relevância da parceria entre as instituições. “A importância é a melhoria da qualificação desses profissionais. Cada vez mais os acadêmicos e os residentes têm necessidade de diferentes cenários de práticas. A interação entre universidade e GHC é fundamental também para melhorar a assistência a população”, completou Airton.


O novo espaço, que conta com equipamentos como tatames, esteira, suporte de peso, estação de musculação, barra paralela, bolas com suporte, muletas, andadores, entre outros, funcionará no segundo andar do Bloco I do Hospital Conceição e já está à disposição dos usuários do SUS.

Botão Voltar ao topo