Porto AlegreRio Grande do Sul

Instituto Ling apresenta o Cine Sentidos

A partir do dia 30 de março, o Instituto Ling apresenta o Cine Sentidos, uma programação inovadora de cinema experiencial, realizada em parceria com a LORA – curadoria de cinema independente, responsável também pelo exitoso projeto Cine Escadaria.

Além da exibição de filmes independentes, o Cine Sentidos agrega uma experiência sensorial para explorar tato, visão, audição, paladar e olfato (veja a programação completa abaixo). Cada sessão conta com um convidado especial, que irá instigar o público a uma vivência sensorial. O primeiro evento é oCine Pausa – uma experiência de estimulação do tato através da sutilização corporal: após a projeção do filme Corpo e Alma (On Body and Soul, 2017), da cineasta húngara Ildikó Enyedi, a sutilizadora Carina Sehn conduzirá os participantes para uma ação de reenergização coletiva. O Cine Pausa será realizado no sábado, 30 de março, das 16h às 19h, e os ingressos estão à venda no site https://institutoling.org.br/.

Corpo e Alma conta a história de Endre e Mária – dois jovens trabalhadores de um frigorífico, que não se conhecem. Numa dualidade entre o dormir e o acordar, eles têm sonhos exatamente iguais, e acabam se encontrando todas as noites no mundo paralelo do sono, como veados em uma floresta. Quandod ecidem realizar seus desejos e chega a hora de se encontrarem de verdade, a situação se mostra ainda mais complexa. Vencedor do Urso de Ouro e do Prêmio do Júri Ecumênico no Festival de Berlim 2017, Corpo e Alma também foi eleito o melhor filme no Sydney Film Festival 2017 e premiado em outros festivais, como o Mumbai Film Festival, o European Film Awards. Em 2018, foi indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro.

A convidada Carina Sehn é mestre em educação pela FACED/UFRGS, especialista em Saúde Mental pelo EducaSaúde/UFRGS e possui graduação em Teatro pela mesma universidade. Como artista, educadora e pesquisadora tem interesse especial pelos processos vivos da natureza e pela física quântica na intersecção entre arte e saúde, ciência e holística. Atualmente trabalha em seu Studio Sutil, em Porto Alegre, e também na Casa Líquida, em São Paulo, recebendo pessoas para encontros terapêuticos e artísticos.

Programação Cine Sentidos

Data

Evento

Convidado(a)

Filme

30/03/2019

Cine Pausa – Tato

Carina Sehn

Corpo e Alma (2017), de Ildikó Enyedi

13/04/2019

Cine Essências – Olfato

Alice Oliveira

Incompreendida (2014), de Asia Argento

11/05/2019

Cine Silêncio – Audição

André Di Napoli

Ogros (2015), de Léa Fehner

08/06/2019

Cine Perspectivas – Visão

Juli Finkler

Eden (2014), de Mia Hansen-Love

06/07/2019

Cine Sensações – Paladar

Vico Crocco

A Festa (2017), de Sally Potter

Botão Voltar ao topo