Emater/RS-Ascar realizou oficina de biofertilizantes em São Leopoldo

Os extensionistas da Emater/RS-Ascar Marcelo Fernandes Ritter e Marcelo Biassusi realizaram uma Demonstração de Método de Preparação de Biofertilizantes em São Leopoldo, na última quinta-feira (21). A oficina ocorreu na propriedade de Fátima e José Francisco Klein, localizada no Bairro Campestre, e contou com a participação de 20 pessoas, dentre agricultores e consumidores. O biofertilizante pode ser utilizado para adubação folhar e/ou aplicado no solo e foi feito, nesta oficina, a partir de plantas, esterco de vaca, caldo de cana e pó de rocha.

Neste dia, o agricultor José Francisco Klein compartilhou a sua experiência com o uso do produto. Segundo o produtor, os resultados obtidos são semelhantes quando se utilizam adubos químicos, porém com efeito mais prolongado. “Embora a resposta das plantas seja mais lenta, a vantagem é que dura mais tempo e não agride o meio ambiente e nem prejudica nossa saúde”, relata.

O técnico agropecuário da Emater/RS-Ascar em São Leopoldo, Marcelo Ritter, explica que o biofertilizante contribui para o equilíbrio da vida do solo, potencializando o processo de assimilação dos nutrientes pelas plantas e tornando os resultados mais duradouros.

A atividade faz parte do processo de certificação orgânica da OCS Sinos, grupo que busca o reconhecimento e a certificação junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além da oficina, o grupo realizou uma caminhada pela propriedade para conhecer as práticas realizadas pela família, bem como os cultivos nesta área.

Sair da versão mobile