NotíciasRio Grande do Sul

Novo Hamburgo inaugura novo espaço de saúde

Local está localizado junto ao Centro de Especialidades Médicas

Mais um serviço de saúde de Novo Hamburgo ganha investimento em estrutura com a atual administração. Com um espaço amplo, climatizado, moderno e com consultórios confortáveis, a Secretaria Municipal de Saúde inaugurou, na manhã deste sábado, 23, o novo Centro de Especialidades Médicas (CEM) no 2º andar da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas Dr. Casemiro, que fica no número 134 da Rua Visconde de Taunay, no bairro Rio Branco. “Enquanto os outros municípios fecham serviços, enquanto os outros municípios enxugam a máquina, diminuem a oferta, principalmente, na saúde, com hospitais sendo fechados, com UPAs sendo fechadas, unidades de saúde sendo fechadas em todo o Estado, ainda sim, nesta manhã de sábado, nós estamos aqui para inaugurar um espaço novo”, ressaltou o secretário de Saúde, Naasom Luciano, dentro do contexto de crise na área da saúde que atinge todo o Rio Grande do Sul.

Transferido do bairro de Hamburgo Velho, o CEM é referência para os atendimentos de média complexidade e conta com uma equipe multidisciplinar, que atendem a população em 12 especialidades (cardiologia, traumatologia/coluna, neurologia, gastroenterologista, ginecologia/ obstetrícia, fonoaudiologia, dermatologia, diabetólogo, urologia, vascular (varizes), odontólogo e oftalmologia, que é um dos acréscimos na prestação de serviço do espaço com o ingresso de um profissional no quadro de médicos.

No Centro também são realizados exames ambulatoriais. “Quem conhece as dependências do antigo CEM vai notar a diferença. Lá, naquele prédio funcionou a Secretaria Municipal de Saúde desde a década de 70. É um dos prédios mais antigos que nós temos. Inclusive é um prédio histórico. Agora, estamos oferecendo para a população de Novo Hamburgo e aos nossos funcionários um local de excelência. Eu tenho certeza que este espaço aqui vai fazer uma diferença muito grande na vida das pessoas que mais precisam! Estamos muito satisfeitos com isso”, comemorou Naasom Luciano.

Prefeita Fátima falou sobre o esforço da administração em manter os serviços de saúde e da dívida do Estado com o Município

O Centro de Especialidades Médicas atende a uma média de 3.000 pacientes por mês e funciona de segunda a sexta-feira, das 07h às 17h. Os atendimentos são feitos conforme agendamento e para pacientes encaminhados por profissionais médicos da rede municipal de saúde. O desenlace de uma fita marcou a inauguração do novo CEM, que contou com a presença da prefeita Fátima Daudt. “É uma alegria este momento. Estamos fazendo um esforço muito grande para manter a saúde em plena atividade, e mesmo assim continuamos inaugurando espaços como este, porque sabemos da importância da saúde para os nossos munícipes. E vamos continuar nos esforçando ao máximo para que esta saúde seja a melhor possível dentro das condições existentes”, ressaltou.

A prefeita ainda atualizou os presentes ao ato de inauguração a situação dos repasses do Estado para o Município. “É um momento difícil na saúde do Rio Grande do Sul. Estamos fazendo tudo que é possível. Estive na Secretaria de Saúde do Estado cobrando os recursos que são devidos à cidade para a saúde. São R$ 17 milhões que estão em haver do governo estadual passado, sendo que apenas R$ 6 milhões estão empenhados. Do novo governo, nós estamos recebendo de forma parcial ainda. Mas a promessa que os repasses se normalizem a partir de abril”, relatou a prefeita.

O novo Centro de Especialidades Médicas já começa a funcionar normalmente nesta segunda-feira, 25. A inauguração contou com a presença da presidente do Conselho Municipal de Saúde, Diones Martins Ayres. “Esta obra passou pela aprovação do Conselho. Parabéns a toda a administração por esta linda obra”, reconheceu. O destino do antigo prédio do CEM em Hamburgo Velho ainda está em estudo pela administração municipal.

Botão Voltar ao topo