A Honda Automóveis do Brasil Ltda. (HAB) realizou hoje a cerimônia oficial que marcou a inauguração de sua nova fábrica de automóveis no País, localizada na cidade de Itirapina, interior de São Paulo. O evento, que ocorreu nas instalações da nova unidade, contou com a presença de João Doria, Governador do Estado de São Paulo; José Maria Candido, Prefeito do Município de Itirapina; Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America, além de outras autoridades municipais, estaduais e federais; representantes de entidades governamentais, associações de classe, concessionárias do grupo Honda e profissionais da imprensa.
Localizada a aproximadamente 200 km da capital e 100 km da planta de automóveis de Sumaré, a fábrica iniciou suas operações no dia 27 de fevereiro, com o faturamento do primeiro Fit produzido no local. “É um grande orgulho inaugurar a segunda fábrica de automóveis da Honda no Brasil. Essa nova unidade, mais eficiente e produtiva, é fruto do investimento para fortalecer nossa estrutura de produção e demonstra o compromisso de longo prazo da marca com o país, orientado para a criação de um valor sustentável aos clientes, parceiros de negócio e toda a sociedade. Contar com o prestígio e a confiança dos consumidores brasileiros é o que nos motiva a seguirmos investindo para contribuir com o desenvolvimento social e econômico da nação”, afirma Issao Mizoguchi, presidente da Honda South America.
Fluxos mais seguros, processos otimizados, tecnologias mais avançadas e ganhos em sustentabilidade, tais quais vistos nas mais modernas fábricas de automóveis Honda no mundo, são realidade na fábrica de Itirapina e fortalecem a operação. A linha de montagem foi projetada para atender a produção de modelos diversificados e permitir modificações tecnológicas futuras.
A Honda aproveitou a ocasião para também anunciar a expansão das operações da Honda Energy, subsidiária da Honda Automóveis do Brasil dedicada à geração de energia eólica. Com a construção de uma torre adicional, a Honda Energy passará a contar com dez aerogeradores e suprirá a demanda energética da nova fábrica.
Nova estrutura de produção de automóveis no Brasil
A Honda anunciou em abril de 2018, o plano de reestruturação de seu sistema produtivo de automóveis no País, com o objetivo de fortalecer e maximizar a competitividade de seu negócio. Nessa nova estrutura, a produção de automóveis será transferida por completo da fábrica de Sumaré (SP) para a nova planta.
Com investimento total de aproximadamente R$ 1 bilhão, incluindo a aquisição do terreno de 5,8 milhões m², compra de equipamentos e construção do prédio administrativo, a fábrica de Itirapina tem capacidade nominal de 120 mil unidades ao ano, em dois turnos, devendo empregar cerca de 2 mil funcionários.
O primeiro modelo a sair da linha de montagem foi o Fit, cuja produção diária alcança 90 unidades. Gradualmente, os demais automóveis fabricados no país também passarão a ser produzidos na unidade. A conclusão dessa transferência está prevista para 2021.
Em Sumaré, permanecem atividades que receberam investimentos recentes: produção do conjunto motor, incluindo Fundição e Usinagem; Injeção Plástica; Ferramentaria; Engenharia da Qualidade; Planejamento Industrial e Logística. A unidade também mantém a sede administrativa da Honda South America, o Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Automóveis, a Divisão de Peças e o Centro de Treinamento Técnico para concessionárias.
Com a atuação integrada das unidades de Sumaré e Itirapina, a Honda Automóveis mantém no Brasil um ciclo produtivo completo, desde a ferramentaria, passando pela estamparia, solda, injeção e pintura de componentes plásticos, pintura da carroceria, produção de motores, incluindo Fundição e Usinagem, linha de montagem e inspeção final.
Maior eficiência produtiva e sustentabilidade a favor da competitividade
Sempre atenta à evolução do segmento, a Honda Automóveis do Brasil adota uma trajetória de constantes avanços na produtividade das operações, mantendo o foco no alto padrão de qualidade de seus automóveis.
A nova fábrica foi concebida para ser eficiente, ecológica e ter um fluxo harmonioso de trabalho. Na estamparia, as chapas de aço são prensadas para dar forma a estrutura do carro em um processo sequencial e compacto, composto por apenas 3 prensas. Com menor espaço entre elas, e com o sistema rápido de troca de ferramentas, a eficiência foi aumentada e o consumo de energia reduzido em relação à planta de Sumaré. Na Solda, para a fabricação do assoalho, em uma única célula são agregados 100% dos componentes, reduzindo a necessidade de subprocessos e equipamentos. Robôs de alta precisão simplificam o estágio de fabricação da carroceria em que são fixados o teto e as laterais do veículo. Os robôs são fabricados com materiais leves e resistentes, aumentando a velocidade de movimentação e eficiência de soldagem em 30%.
O processo de pintura à base d’água é um dos mais modernos do mundo. Associado à Tinta Ecológica Inteligente Honda, elimina uma das camadas de tinta e uma etapa de secagem em estufa. Como resultado a emissão de gás carbônico foi reduzida em 10% e de Composto Orgânico Volátil em 60%. A linha de montagem foi projetada para que o processo seja continuo, integrado, e flexível para atender a produção de modelos diversificados. O layout reduz o fluxo logístico de movimentação de materiais.
Na Inspeção Final, a totalidade dos modelos produzidos na unidade passam por um minucioso exame a fim de assegurar a qualidade de todos os processos anteriores. Além de inspeções de aparência, itens funcionais e elétricos, no setor também são realizados diversos testes de desempenho e performance, como aceleração, mudanças de marchas, aferição de velocímetro entre outros. Outro diferencial é a minipista interna que simula diversos tipos de terrenos e pisos encontrados no país para verificar o atendimento aos padrões de qualidade e performance. No teste final, os automóveis são submetidos também a uma simulação de chuva para verificação de possíveis infiltrações de água.