Considerado o melhor destino insular do mundo, a Ilha da Madeira é um pequeno paraíso português situado em meio à imensidão do Oceano Atlântico. De origem vulcânica, sua localização privilegiada proporciona clima ameno e mar com temperatura agradável o ano inteiro, além de impressionantes cenários de montanhas, vales e penhascos, todos cobertos pela exuberante vegetação Laurissilva, nomeada Patrimônio Natural da Humanidade pela Unesco. O arquipélago é formado por um conjunto de ilhas, sendo as principais e únicas habitadas Madeira e Porto Santo. Há excelentes opções em balneários, monumentos históricos e ótimos hotéis e restaurantes, onde se pode provar a deliciosa gastronomia e os premiados vinhos madeirenses. Listamos abaixo dez motivos para isso:
1. A gastronomia
A cozinha madeirense é criativa e absolutamente deliciosa, focada principalmente nos produtos do mar, embora explore muitas outras vertentes, apostando em temperos e frutas locais. Com isso, as refeições se tornam banquetes incríveis como aqueles feitos no Olimpo, segundo a mitologia grega, com iguarias de dar água na boca e experiências gastronômicas inesquecíveis.
2. As levadas
Há mais de quatrocentos anos, os colonizadores da Madeira começaram a construir canais de irrigação na ilha, para levar água do norte do seu território para o sul. Os mais recentes têm quase oitenta anos. O resultado são inúmeros caminhos belíssimos em meio à vegetação nativa, onde é fácil relaxar, conectar-se com a natureza e conhecer a verdadeira Ilha da Madeira.
3. As praias
O Arquipélago da Madeira tem duas ilhas habitadas: a Ilha da Madeira e a Ilha do Porto Santo. A primeira tem lindas praias de cascalho ou areia escura, todas de água transparente, além de piscinas naturais fenomenais. Já Porto Santo tem praias de areia dourada e água bem azul, onde se pode curtir muitos dias de sol.
4. A Floresta Laurissilva
Assim como a Floresta Amazônica no Brasil, a Floresta Laurissilva é um bioma rico e único no mundo. A diferença é que este ecossistema está espalhado pelas ilhas da Macaronésia (Madeira, Açores, Canárias e Cabo Verde) e possui uma área muito menor que a floresta brasileira. É um local de natureza exuberante que vale a pena explorar.
5. A Fajã dos Padres
Este pequeno oásis na Ilha da Madeira é um tesouro bem escondido, acessível apenas por barco ou teleférico. É uma pequena extensão de terra à beira-mar junto de uma rocha, um refúgio que reúne um pouco de tudo que a ilha tem de bom: praia, natureza e até um delicioso restaurante e casas para se hospedar.
6. Os madeirenses
Muitas vezes ouvimos falar da fama de moradores de alguns destinos turísticos. Em alguns lugares do mundo, as pessoas não têm muita paciência com os viajantes, não gostam de ter sua rotina interrompida por perguntas ou de ajudar os visitantes. Na Madeira, é totalmente diferente. Os habitantes adoram os turistas e esbanjam hospitalidade.
7. Os hotéis
Ficar em um bom hotel pode deixar uma viagem mil vezes melhor. Na ilha, há inúmeras opções de hospedagem de primeira, com quartos espaçosos e bem decorados, restaurantes deliciosos, piscina, spa e acesso ao mar. Dos mais charmosos aos grandes resorts luxuosos, não vai faltar um bom lugar para dormir e se sentir como um rei.
8. Os cenários
Já falamos das praias e da fascinante floresta, mas a Madeira também tem montanhas, vinhedos, vilas charmosas e uma capital animada. O conjunto é arrebatador, e garante cenários impressionantes, como um centro histórico encantador e mirantes com vistas que deixam qualquer um de queixo caído.
9. A fauna e a flora
Por ter uma natureza exuberante, o destino tem muita vida a mostrar. No mar, os mergulhos garantem encontros com tartarugas e peixes coloridos, além de lindos corais; em passeios de barco, é possível avistar golfinhos e baleias; nas florestas, há plantas incríveis, que não existem em nenhum outro lugar do mundo; mesmo nos mercados, pode-se comprar frutas exóticas, como o maracujá roxo ou a anona.
10. Turismo ativo
A Madeira dispõe de um leque de atividades para todas as idades e gostos, seja para os turistas que procuram relaxar ou aqueles que adoram viver emoções em meio à natureza. Caminhadas, passeios de mountain biking, escaladas, canyoning e outras opções garantem muita adrenalina, sempre com total segurança.