Santa Catarina

Tampinha Legal repassa mais de R$300 mil para entidades

Montante é resultado do trabalho de quase cem entidades assistenciais cadastradas junto ao programa.

No mês em que completa dois anos de atuação na destinação adequada do material plástico, o Programa Tampinha Legal chega a quantia de R$ 300 mil destinados para entidades assistenciais cadastradas que fizeram a entrega do material coletado. Hoje, o Tampinha Legal está presente em três estados brasileiros: Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com quase dois mil pontos de coleta. No mês de abril, Goiás também irá aderir ao programa.

“Todas as tampinhas são separadas por cor através de mãos humanas. Isso significa que estamos mobilizando verdadeiros exércitos em prol do lúdico e da transformação. O Tampinha Legal tem caráter educativo, buscando a conscientização da sociedade quanto a importância de destinar o material plástico adequadamente, seja através do reaproveitamento ou da reciclagem, retornando-o para a indústria e caracterizando o processo de Economia Circular”, entende a coordenadora do programa Tampinha Legal, Simara Souza.

Ao todo, mais de trezentas entidades estão cadastradas junto ao programa e 159 toneladas de tampinhas plásticas já foram destinadas à reciclagem. Além de se transformarem em recursos para que as entidades assistenciais possam incrementar seus orçamentos, o plástico retorna para a indústria, como matéria-prima, permitindo a fabricação de produtos como vassoura, prendedores de roupa e baldes.

O Tampinha Legal

O Tampinha Legal faz parte do Instituto SustenPlást, buscando a melhor valorização de mercado para o material. Os valores obtidos são destinados integralmente para as entidades assistenciais. Recentemente, lançou a ação Canudinho Legal que, seguindo o modelo do Tampinha Legal, destinará os recursos obtidos com a venda dos canudinhos plásticos para as entidades assistenciais cadastradas no programa. Além do site, também é possível acompanhar o trabalho do Tampinha Legal por redes sociais, como YouTube e Facebook.

Botão Voltar ao topo